O britânico não se feriu, mas a tampa amassou a parte inferior de seu carro, e as bandeiras vermelhas encerraram a sessão depois de somente 12 dos 90 minutos programados.
Por Redação, com Reuters – de Baku
A primeira sessão de treino livre para o Grande Prêmio do Azerbaijão foi cancelada, nesta sexta-feira, depois que a tampa solta de um bueiro danificou o carro do piloto George Russell, da Williams, provocando uma chuva de destroços.

O britânico não se feriu, mas a tampa amassou a parte inferior de seu carro, e as bandeiras vermelhas encerraram a sessão depois de somente 12 dos 90 minutos programados.
– Eu simplesmente a atingi, um choque enorme percorreu meu corpo. O motor todo desligou, e arruinou o piso – disse Russell. “Eu estava no traçado normal da pista, e isso arruinou minha sessão”.
Em outro incidente bizarro, o guindaste móvel que levava a Williams de volta aos boxes atingiu a parte inferior do painel de um patrocinador que circunda o circuito de rua de Baku.
O treino foi adiado enquanto os organizadores trabalhavam para inspecionar as mais de 300 tampas do circuito e realizar consertos antes da segunda sessão desta sexta-feira.
Os dois pilotos da Ferrari foram os únicos a marcar tempos antes do acidente, e Charles Leclerc ficou à frente de Sebastian Vettel. Replays mostraram o monegasco passando por cima da tampa, e possivelmente a deslocando, pouco antes de Russell.
A Williams está em último na tabela e ainda não conseguiu nenhum ponto nesta temporada.
Hamilton diz não se sentir digno de comparação com Senna
O pentacampeão Lewis Hamilton disse que não se sente digno de ser colocado na mesma categoria do lendário piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, e que seu herói de infância sempre terá um lugar à parte nos anais do esporte.
No início deste mês, Gerhard Berger, ex-colega de equipe do falecido tricampeão brasileiro, disse que Hamilton é o único piloto que coloca no mesmo nível de Senna, que morreu em Imola no dia 1º de maio de 1994.
– É a primeira vez que ouço isso – disse Hamilton aos repórteres no circuito de rua de Baku antes do Grande Prêmio do Azerbaijão.
– Tenho muita afeição por Gerhard, ele chegou a correr ao lado dele (Senna) e foi um ótimo amigo dele, então isso significa muito vindo dele, alguém que o conheceu tão bem.
– E é muito tocante ser sequer colocado na mesma frase com alguém como Ayrton – acrescentou.
– Mas, para mim, Ayrton está sempre em sua própria luz e sempre está em seu próprio nível, que como piloto você aspira a imitar ou se parecer – acrescentou o britânico de 34 anos a respeito do ídolo.
Hamilton detém o recorde de pole positions, 85, mais que as 65 de Senna, e suas 75 vitórias só ficam atrás das 91 de Michael Schumacher. Senna venceu 41 GPs.