Colonos de Gaza receberão indenizações

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 2 de novembro de 2004 as 09:19, por: CdB

O ministro israelense de Transportes, Meir Shitrit, disse à Câmara Legislativa que alguns agricultores entre os colonos dos assentamentos da Faixa de Gaza receberão indenizações de até 750 mil dólares para evacuar suas terras. Shitrit, informa nesta terça-feira o jornal “Ha’aretz”, fez suas declarações em um primeiro debate parlamentar do projeto de lei para indenizar cerca de oito mil colonos de 21 assentamentos de Gaza e outros quatro do norte da Cisjordânia. O projeto foi aprovado pelo Gabinete Nacional, presidido por Ariel Sharon, há dez dias.

A lei foi proposta depois que o Parlamento (Knesset) aprovou o plano oficial de desligamento militar de Gaza e desses assentamentos sob enérgicos protestos dos colonos e dos partidos da direita. Cerca de 20 mil israelenses do sionismo religioso se manifestaram e rezaram no centro de Jerusalém ontem contra esse plano unilateral de Sharon.

Shitrit, ex-vice-ministro de Finanças, informou que as maiores indenizações serão recebidas por agricultores do assentamento Ganei Tal (Jardins de orvalho), que levarão do Estado 400 mil dólares por suas estufas, e outros 300 mil por seus chalés.

Outros colonos receberão quantias entre 350 mil e 440 mil dólares por família. Com esse dinheiro, poderão levantar novas casas e outras fazendas no território de Israel com a ajuda do governo.