Voto Caro
O presidente Luis viaja pela África com o pretexto de conseguir votos para eleição no Conselho de Segurança da ONU. Esta é uma tarefa e cara ao nosso país. Este conselho não tem mais a mínima importância para os EEUU. Foi contra o genocídio no Iraque que afinal nem o Papa consegui evitar.
Poluição
É inacreditável o descaso das autoridades com o meio ambiente no Brasil. O ar na região do pólo industrial de Cubatão, por exemplo, está piorando. O número de partículas em suspensão passou para 85 microgramas por metro cúbico, enquanto o índice considerado aceitável é de 50 microgramas, no máximo. Ninguém toma providências e a população que se dane.
Popularidade
A queda vertiginosa da popularidade do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, apenas três meses depois do início do segundo mandato, faz lembrar o ditado atribuído ao ex-presidente americano Abraham Lincoln: “Você pode enganar algumas pessoas todo o tempo. Você pode também enganar todas as pessoas algum tempo. Mas você não pode enganar todas as pessoas todo o tempo”. Lincoln foi assassinado. Bush também corre o risco.
Soberania
No Brasil o governo insiste em preservar os interesses dos bancos e dos oligopólios, mas na Argentina o presidente Néstor Kirchner restaurou soberania. Depois de obrigar os bancos a perdoarem 75% da dívida do país, Kirchner fez a Shell voltar atrás e baixar o preço da gasolina. Há menos de uma semana, a Esso também reduziu seus preços. Enquanto isso, no Brasil…
Condomínios
As associações de moradores que atuem na segurança, limpeza, conservação, proteção do meio ambiente e atividades comunitárias em loteamentos ou vilas podem exigir dos não-associados o pagamento de contribuição pelos serviços. A decisão é do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio. O relator do processo e presidente do TJ, desembargador Sergio Cavalieri Filho, com total propriedade, considerou que essas associações equiparam-se aos condomínios e as despesas devem ser rateadas entre todos os moradores, associados ou não.
Venenos
As recentes decisões do Food & Drug Administration (FDA), órgão regulador de medicamentos e alimentos nos EUA, mostram que os consumidores continuam totalmente à mercê dos laboratórios multinacionais, que nos tratam como pilotos de prova de suas lucrativas experiências. Antiinflamatórios do tipo Vioxx, Bextra e Celebrex funcionam mais como venenos do que como remédios. Mesmo assim, foram receitados a milhões de pessoas.
Farra do boi
Multiplicam-se os protestos contra a novela “América”, por abordar rodeios em que os touros são submetidos a maus-tratos para saltar e derrubar o peão. O rodeio é uma tortura para o animal que não tem escolha. È torturado ou morto a marretadas aos quatro anos e acaba virando churrasco.
Amazônia
Cerca de 70 companhias da Europa apelaram à Comissão Européia para proibir a importação de madeira ilegal, através de uma nova legislação que puna infratores. Portugal é a porta principal de entrada de madeira ilegal na Europa, em especial proveniente da Amazônia. Notícias desse tipo prejudicam a imagem do Brasil no exterior e fortalecem a campanha pela internacionalização da Amazônia, uma ameaça cada vez mais concreta.
Fumaça
Pesquisadores da Universidade de Genebra constataram O Delta – 9tetrahydrocannabinol (THC), componente ativo da maconha, pode ser usado em medicamentos para impedir a obstrução das artérias e prevenir ataques do coração. Espera-se, com base nesta informação, que pacientes ca
Coluna do Sérgio Nogueira Lopes
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 12 de abril de 2005 as 12:32, por: CdB