Com petróleo em alta, Dow Jones fecha abaixo de 10 mil pontos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 27 de setembro de 2004 as 17:25, por: CdB

As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em queda nesta segunda-feira, pressionadas pela alta dos preços do petróleo, que aumenta as dúvidas sobre o desempenho financeiro das empresas.

As ações de fabricantes de chips, derrubadas pela recomendação negativa emitida por uma corretora, também afetaram o mercado.

Os papéis de companhias aéreas, por sua vez, tiveram desempenho negativo com a preocupação de que os altos preços do petróleo prejudiquem ainda mais a já debilitada saúde financeira das empresas do setor.

Os papéis da Delta Airline caíram 9,82 por cento, para 2,94 dólares.

O Dow Jones, que reúne as ações mais líquidas do mercado norte-americano, fechou em queda de 0,58 por cento, em 9.988 pontos. O Standard & Poor’s 500 recuou 0,59 por cento, para 1.103 pontos, e o índice tecnológico Nasdaq perdeu 1,04 por cento, a 1.859 pontos.

“Há uma coisa derrubando o mercado, que são os altos preços do petróleo”, disse Tom Schrader, diretor-gerente da Legg Mason Wood Walker em Batimore.

“Nós também tivemos recomendações negativas do Morgan Stanley sobre o setor de semicondutores e isto não está ajudando as coisas.”

A corretora Morgan Stanley reduziu a recomendação de investimento no setor de semicondutores, derrubando as ações de fabricantes de chips. Os papéis da Intel caíram 1,04 por cento, para 19,92 dólares.

O barril do petróleo em Nova York bateu a cotação de 49,70 dólares nesta segunda-feira devido a preocupações sobre as exportações do Iraque, da Nigéria e da Rússia, no momento em que os estoques de combustível estão baixos antes do inverno no hemisfério norte.