Comandante militar da OTAN visita o Afeganistão

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 25 de junho de 2004 as 09:12, por: CdB

O comandante supremo da Otan na Europa, general James L.Jones, desemracou nesta sexta-feira em Cabul, onde foi se reunir com o presidente afegão, Hamid Karzai, três dias antes da cúpula de Istambul (Turquia) na qual um dos assuntos centrais será a expansão da missão da Aliança no Afeganistão.

Jones declarou ainda no avião que informará a Karzai dos últimos progressos nos esforços da Otan para ampliar para as províncias do norte do país sua missão da Força Internacional para a Assistência a Segurança (Isaf), praticamente restrita à capital, por enquanto.

”Estou satisfeito com o ponto no qual estamos”, disse o general americano ao explicar que está no final do processo de conseguir os recursos militares para estabelecer as cinco chamadas unidades provinciais de reconstrução (PRT) que devem contribuir para um entorno mais seguro para as eleições gerais de setembro próximo.

A Otan leva meses tentando obter o apoio de seus 26 países membros para as PRT, e Jones afirmou que a Aliança deve buscar um melhor sistema para identificar uma vontade política com a vontade de proporcionar os recursos necessários. ”Uma ambição política sem recursos é uma alucinação”, acrescentou.

Por enquanto, a Isaf só conta com uma PRT, na nortista província de Kunduz, sob comando alemão. A Otan fixou como objetivo ter sob seu comando cinco destas unidades para sua reunião de Istambul, em 28 e 29 de junho, e se espera um anúncio neste sentido na cúpula. A insegurança reinante nas províncias afegãs impediu que avanço da confecção do censo, e só 4 milhões dos mais de 10 milhões de potenciais eleitores estão inscritos.