A nova exposição do Itaú Cultural, Game o quê?, que começou na semana passada em São Paulo e conta a história dos videogames desde os anos 60, dá início nesta quarta-feira a uma série de debates que vai até 25 de setembro. Na próxima semana, dia 15, acontecerá um workshop de animação.
Game e a Tradição do Jogar, que inaugura a série na quarta-feira às 10h, contará com Carlos Seabra, pesquisador da Escola do Futuro da USP e criador de jogos, e com Renato Degiovani, pioneiro na programação de jogos no país desde 1980. Os dois vão discutir, entre outros assuntos, a trajetória do ato de jogar, desde a criação dos jogos de tabuleiros até os games atuais.
Os próximos encontros serão: Game e Aplicações no Mundo Real (dia 20), Game, Tecnologia e Educação (27), Game e Arte (4 de setembro), Game e Comportamento Artificial (10), Game e Comportamento Social (17) e Inclusão Digital: Cidadania e Educação na Sociedade da Informação (25).
O workshop Animação de Personagens 3D, no próximo dia 15, será dado por Ricardo Pimentel, diretor de criação da empresa Cadritech Computação Gráfica. O curso terá 3 horas de duração e apenas 13 vagas.
Os candidatos precisam ter pré-requisitos e as inscrições, tanto para os debates como para o workshop, devem ser feitas pelos telefones (11) 3268 1832 ou 3268 1876.
Game o que? fica em cartaz até 21 de setembro e ocupa dois andares do prédio do Itaú Cultural, na avenida Paulista. Entre os videogames que a exposição aborda estão Pitfall, Sonic, Tomb Raider, Enter the Matrix, The Sims, FIFA, Myst, Black and White, Space Wars, Pong, Comanche e Space Invaders.
Alguns podem ser experimentados pelos visitantes. No site da mostra (http://www.itaucultural.org.br/gameoque/), o internauta pode ler sobre cada um dos jogos presentes na exposição, ver vídeos do Spacewar, Space Invaders, Tomb Raider e FIFA, além de jogar Pong online.