Comércio conta com promoções, na tentativa de equilibrar contas

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Publicado segunda-feira, 30 de setembro de 2024 as 21:12, por: CdB

A instituição acredita que essa recuperação esteja relacionada à proximidade do último trimestre do ano, melhor período de vendas para o setor devido às promoções ligadas à Black Friday e às festas natalinas. Isso porque o ICEC está 1% abaixo do patamar registrado no mesmo período do ano passado.

Por Redação, com ACS – de São Paulo

Indicadores produzidos pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) para avaliar a confiança empresarial na capital paulista apontaram uma retomada do otimismo, em setembro. No mês, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) exibiu ligeira alta de 0,6% em relação a agosto, enquanto o Índice de Expansão do Comércio (IEC) cresceu 2,2%, na mesma base de comparação.

Comércio
A Black Friday, é um dos artifícios dos empresários do comércio para ampliar o volume de vendas

A instituição acredita que essa recuperação esteja relacionada à proximidade do último trimestre do ano, melhor período de vendas para o setor devido às promoções ligadas à Black Friday e às festas natalinas. Isso porque, embora tenha avançado pelo segundo mês consecutivo, o ICEC está 1% abaixo do patamar registrado no mesmo período do ano passado, quando marcava 110,2 pontos.

 

Satisfação

Portanto, apesar de estar acima dos 100 pontos, indicando um sentimento de otimismo entre os empresários do varejo paulistano, uma análise mais ampla mostra um ambiente de preocupação quanto à conjuntura econômica atual. Vale lembrar que o índice varia de 0 a 200 pontos, apontando, respectivamente, insatisfação e satisfação total desse público em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do país.

O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), variável que compõe o ICEC, caiu 1,7% em comparação a agosto, atingindo 82 pontos. Na comparação anual, o recuo foi de 5,6%. Segundo a FecomercioSP, esse resultado está relacionado ao cenário de endividamento empresarial, aumento dos custos operacionais, valorização do dólar e taxas de juros em patamares elevados. Ainda que seja um bom momento para as vendas no Comércio, esses fatores pressionam as margens de lucro dos negócios.

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