Comissão deve votar Orçamento nesta segunda

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 20 de dezembro de 2004 as 02:55, por: CdB

A Comissão Mista de Orçamento deve começar a votar nesta segunda-feira os relatórios setoriais ao Orçamento de 2005 e a expectativa é de que o relatório final seja votado na comissão e pelo plenário do Congresso até o próximo dia 30. Embora tenha solicitado a convocação extraordinária do Congresso até 31 de janeiro do próximo ano, o presidente da comissão, deputado Paulo Bernardo (PT-PR), afirmou que será feito um esforço para garantir a votação ainda este ano.

Entre os líderes de partidos de oposição que integram a comissão há uma certa descrença em relação a essa possibilidade. Os líderes temem que os atrasos no cronograma, provocados pela indefinição nas normas de funcionamento da comissão e falta de acordo sobre alguns pontos da proposta orçamentária, possam inviabilizar a votação do orçamento ainda em 2004.

Além disso, problemas políticos enfrentados pelo PSDB na cidade de São Paulo podem ter reflexo na votação do Orçamento. Irritados com manobras feitas com o apoio do PT paulista na Assembléia Legislativa de São Paulo, que tem por objetivo reduzir de 15% para 5% a margem de manobra que o futuro prefeito José Serra terá para descontingenciar o orçamento no primeiro ano de governo, os tucanos ameaçam boicotar a votação do orçamento da União.