Como combater a hipertensão

Arquivado em: Saúde, Últimas Notícias, Vida & Estilo
Publicado quinta-feira, 5 de julho de 2018 as 13:22, por: CdB

Quem tem pressão alta pode mudar os próprios hábitos para afastar o problema. Do esporte à alimentação, há diversos meios de melhorar a saúde antes de recorrer a medicamentos

Por Redação, com DW – de Londres:

Se você está acima do peso, bebe álcool regularmente e quase não se movimenta, então não é de espantar se você tiver hipertensão, ou pressão alta. Faça algo para combatê-la, o mais rápido possível.

É aconselhável medir a pressão todos os dias no mesmo horário

Primeiro elimine o sal, que costuma ser um dos vilões. Cientistas descobriram que ele transporta certas substâncias semioquímicas que fazem as células da musculatura dos vasos sanguíneos se contraírem. Isso resulta em maior resistência nas veias e artérias, e, portanto, pressão sanguínea elevada. Ervas substituem muito bem o sal na questão do sabor.

Se você está se sentindo super em forma e acha que pode passar sem exercícios físicos, está enganado. Especialmente para a hipertensão, esporte é um santo remédio. Está claro que não funciona do dia para a noite: é preciso ter paciência e, de preferência, também um pouco de ambição. Deve-se praticar esporte entre 30 e 45 minutos, três ou quatro vezes por semana.

Isso também ajuda a se livrar dos quilinhos extras. Pois cientistas e médicos são unânimes em afirmar que o excesso de peso eleva a pressão sanguínea, podendo acarretar outras doenças. O coração pode ser prejudicado, elevando o risco de acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto.

Correr, nadar ou andar de bicicleta são todas boas opções, contanto que praticados com regularidade. Jogar futebol ou tênis também alivia as tensões e faz bem à alma.

Bebida de álcool

Um copo de vinho ou cerveja de vez em quando não faz mal, o importante é não exagerar. Também açúcar, cafeína e nicotina são puro veneno para o sangue, e ruins para a pressão. Comida de lanchonete é tabu, assim como aquele assado de porco gorduroso, salgadinhos de pacote ou batatas fritas com ketchup e maionese.

Todo mundo sabe que é preciso comer bastante frutas e verduras. Na prática, vale sempre a pena se perguntar: que tal uma cenoura em vez de chocolate? Uma maçã ou pera em vez de bolo?

Entre as comidas que têm a fama de baixar a pressão, estão trigo sarraceno, beterraba e melancia. Ou a cozinha mediterrânea, com bastante alho, que torna o sangue mais fluido e alarga os vasos sanguíneos.

Para quem leva realmente a sério os perigos da hipertensão, vale a pena comprar um aparelho de tirar pressão. É aconselhável medir a pressão todos os dias no mesmo horário e anotá-la junto com outras informações, como o que se bebeu e comeu e se houve prática esportiva. É uma boa foram de manter a disciplinas. Mas, acima de tudo, é preciso paciência: tudo o que é bom precisa de tempo. Portanto o melhor é começar já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *