Como cuidar das finanças de uma petshop com sucesso

Arquivado em: Comércio
Publicado terça-feira, 3 de maio de 2022 as 21:50, por: CdB

Às vezes, apenas a paixão não é suficiente para fazer um progresso nos negócios. Essa é a razão pela qual uma boa gestão financeira é necessária, e o fluxo de caixa é parte disso. O controle da entrada e saída de caixa traz vantagens para qualquer tipo de negócio, incluindo Pet shops.

Além disso, vale destacar que, assim como os animaizinhos merecem cuidados, os ambientes fornecidos para cuidado também necessitam de cuidados, desde a higiene, até a estrutura local do ambiente, que muitas vezes acaba conquistando os clientes pelo visual, pela limpeza.

Como cuidar das finanças de uma petshop com sucesso
Imagem: Pexels

Investir em profissionais competentes também pode ser o diferencial para a sua empresa, afinal, o bom recepcionamento, a simpatia e o carisma fazem toda a diferença para que um atendimento seja considerado bom e qualificado de maneira correta.

Considerando isso, apresentamos abaixo algumas etapas, em formas de dicas neste blog, importantes para ajudá-lo a manter um bom fluxo de caixa em sua loja. As informações deste texto valem mais do que ouro, então, preste muita atenção. Vamos começar?

Ademais, antes de irmos às dicas, vale destacar que, antes de contratar por um petshop, busque se informar sobre os dados e sobre as avaliações dos serviços prestados, para ficar por dentro de como seus animaizinhos serão atendidos e se o investimento realmente valerá a pena. 

Etapa 1-entenda bem para que serve o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é usado para manter registrado todo o movimento financeiro do negócio, a fim de equilibrar o fluxo de dinheiro. Dessa forma, ajuda o empreendedor em suas decisões de curto e longo prazo.

Usando as informações de fluxo de caixa, o dono da loja de animais ou o gerente financeiro pode produzir diferentes análises financeiras, tais como: estrutura de gerenciamento de resultados, análise de sensibilidade, ponto de equilíbrio, período para retorno de investimento e cálculo de rentabilidade.

Etapa 2-Verifique o fluxo de caixa da sua loja de animais constantemente

É recomendável que você verifique seu fluxo de Caixa todos os dias. Isso ajuda a evitar surpresas indesejáveis e permite a identificação de informações erradas inseridas no sistema.

Além da verificação diária, essa ação deve ser realizada mensalmente e anualmente. O saldo anual da Pet Shop permite uma visão ampla sobre o seu negócio e o acesso a informações estratégicas, como: o serviço mais lucrativo, em que mês você precisa melhorar suas vendas, em que mês você ganhou mais dinheiro, entre outras informações preciosas.

Etapa 3-Mantenha seus registros bem organizados

É importante categorizar os registros da Pet Shop, não importa se eles estão operacionais ou relacionados a investimentos.

Para fazer isso, estabeleça um inventário financeiro com todas as despesas fixas e inconstantes da pet shop, os recibos e pagamentos e os valores utilizados nos investimentos.

Além disso, deixe claro para os funcionários que todo o movimento monetário deve ser registrado. Isso é crucial para manter um bom fluxo de caixa e o Controle Financeiro de sua loja.

Etapa 4-Use a sazonalidade em seu benefício

O acompanhamento das Finanças da pet shop é vantajoso, além de aproveitar a sazonalidade. Fazendo isso, você pode identificar quando o movimento do dinheiro é maior ou menor. Isso afeta diretamente seu fluxo de caixa.  

Por esse motivo, use o fluxo de caixa como uma forma de estar preparado para períodos com menor renda monetária. Definir estratégias visando a saúde do negócio.

Etapa 5-Use um bom sistema de gerenciamento

Gerenciar o fluxo de caixa da sua loja de animais usando um sistema de gerenciamento pode ser milagroso, já que o sistema organiza todo o movimento financeiro, otimiza o tempo da sua equipe de trabalho e automatiza todo o processo, simplificando a situação.

Através do uso desta ferramenta, você pode realizar corretamente as datas de pagamento e acompanhar os recibos. Além disso, é possível integrar as compras e as vendas com as contas a pagar e a receber.

Lembre-se sempre de todas as etapas

Esse é o fim das etapas para manter um bom fluxo de caixa. Nosso conselho é: não se esqueça de nenhum dos pontos mencionados. O empreendedor de sucesso é aquele que está sempre ciente de tudo o que pode fazer seu negócio crescer. Controlar o fluxo de caixa da loja de animais certamente contribuirá para o impulso do seu negócio.

Além disso, um bom profissional também é aquele que está sempre ligado às necessidades e as exigências que seus clientes demandam, logo, procurar melhorar em pontos que estão sendo criticados ou, até mesmo mal avaliados, é sensacional. 

Assim, agora que você já sabe quais pontos devem ser considerados em um petshop qualificado, busque por um serviço de excelência, que agregue valor ao atendimento do seu animal. 

Gostou deste post? Você tem alguma experiência sobre isso para compartilhar? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code