Como localizar seu celular Android ou iPhone perdido ou roubado

Arquivado em: Tecnologia, Últimas Notícias
Publicado sábado, 10 de agosto de 2019 as 16:47, por: CdB

Ter um celular atualmente é algo indispensável, sendo inclusive uma forte ferramenta de trabalho, principalmente para profissionais autônomos.

Celso Martins

O celular nos dias atuais é mais do que um aparelho específico para ligações, na verdade esta função é uma das menos utilizadas pelos usuários. Os aparelhos smartphone Android e iOS cumprem funções ligadas a aplicativos financeiros, transportes, leituras, entretenimentos, alimentação, comunicação, registros e muito mais.

Ter um celular atualmente é algo indispensável, sendo inclusive uma forte ferramenta de trabalho, principalmente para profissionais autônomos.

Mas como o celular é um bem necessário e que fazemos o seu uso nas tarefas do dia a dia, é muito comum acabarmos perdendo ele ou até mesmo em uma fatalidade como um assalto, ter o mesmo roubado.

Mas saiba que nestes dois casos, desde que o celular não tenha sido extraviado, é possível fazer a sua localização através de sistemas oferecidos pela própria Google em aparelhos Android e também pela Apple, em aparelhos com iOS.

E para facilitar a sua vida, neste artigo estaremos apresentando o máximo de informações possíveis de como fazer para localizar o seu celular, seja com a ajuda de aplicativos e até mesmo através de uma conexão específica disponibilizadas pelas empresas líderes de mercado.

Em caso de furto ou roubo é importante…

Caso o seu celular tenha sido furtado ou roubado é importante nunca ir pessoalmente até o local e recuperá-lo por conta própria. O primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Então caso o local onde o aparelho for identificado seja identificado, a polícia deverá ser a responsável por fazer o procedimento de recuperação, por questões de segurança.

Não vale a pena arriscar a sua vida pelo aparelho, deixe que as autoridades tomem as providências necessárias.

Fazendo a localização do seu celular perdido ou furtado

O rastreamento de celulares através da localização não é um recurso atual, ele existe há muitos anos, porém diversos usuários não sabem como utilizar a ferramenta. Ela ainda permite que todos os dados dos aparelhos sejam apagados a distância, evitando que algo de suas informações pessoais possa vir a público.

É preciso entender também que para seu aparelho possa estar disponível para rastreio é necessário que ele atenda os seguintes pré requisitos:

  • O smartphone deverá estar com o GPS ativo. Portanto sempre que for sair ou utilizar o aparelho em um ambiente que não seja a sua casa, é necessário estar com o GPS/localizador ativado.
  • O smartphone deverá estar com conexão ativa. Para que a informação prestada sobre a localização seja eficaz, é preciso que haja uma conexão via Wi-fi ou 3G/4G ativa, caso o contrário, apenas a última localização em que havia esta conexão será exibida.
  • O celular deve ter bateria e estar ligado. Não é possível fazer o rastreamento de um celular sem que ele esteja ligado. Se o mesmo estiver desligado, novamente a última localização válida será exibida.
  • É interessante fazer o procedimento logo em seguida ao roubo/furto ou perca. Para que não de tempo do celular ser formatado e houver a troca do número IMEI do seu aparelho, é interessante fazer o procedimento poucos minutos após a perca e/ou roubo.

Como localizar seu celular Android perdido ou roubado?

Para poder deixar ativo a opção de rastreamento em seu aparelho smartphone Android, primeiramente abra as configurações no menu do aparelho.

  • Depois clique em “Segurança” e então na opção “Encontre Meu Dispositivo”.
  • Certifique que a opção esteja ativada.
  • Então vá para a área “Configurações”, “Localização” e então clique para manter o GPS sempre ligado.
  • Estar com o GPS ativado é fundamental para a localização e utilização de outros recursos do aparelho.

Então o próximo passo é rastrear o aparelho Android.

Desde que seu aparelho esteja nas condições acima, acesse a página de rastreamento do Google, através do endereço:

Então faça o login de sua conta Google que estava cadastrada no aparelho.

Então aguarde algum tempo até que o sistema inicie o processo de conexão com o aparelho. A tela irá exibir um mapa e uma área na esquerda com todos os dados do celular, bem como onde está conectado, o atual nível de bateria e até mesmo qual a sua última localização.

É possível também clicar em uma das três opções disponíveis na área lateral. Entre elas estão:

  • Reproduzir Som
  • Proteger Dispositivo
  • Limpar Dispositivo

Ao clicar em “Reproduzir Som”, opção super indicada para aqueles que acabaram perdendo o aparelho dentro da própria casa, o celular irá começar a tocar, quando ele for achado, basta abrir a tela que o barulho irá parar.

O Proteger Dispositivo é uma área de bloqueio do seu celular. Ao clicar nesta opção você poderá colocar uma nova senha e bloquear o celular. Esta opção é indicada para aqueles que não sabem exatamente onde o smartphone foi perdido ou se realmente foi furtado, havendo a possibilidade de recuperação.

Já a opção “Limpar Dispositivo” poderá apagar todos os dados do seu celular. Porém esta opção não tem arrependimentos, recomendamos que utilize somente em casos de que tem 100% de certeza de que não irá recuperar mais o aparelho.

Todas as opções são feitas a distância, porém é preciso que o celular esteja ainda com conexão.

Como localizar seu celular iOS (iPhone) perdido ou roubado?

Já para aqueles que desejam localizar aparelhos iOS como iPhone ou iPad, o localizador poderá ser acessado através do endereço:

Então faça o seu login, utilizando a senha cadastrada na Apple, assim que liga o aparelho.

Depois clique na opção “Buscar iPhone/iPad” e aguarde alguns segundos.

Em instantes o iCloud irá exibir a localização do seu aparelho em um mapa. É possível também emitir sons, bloquear e/ou trocar a senha e apagar todo o conteúdo, dependendo da situação.

Vídeo e tutoriais de como rastrear um celular roubado ou perdido

Um vídeo bem interessante de como rastrear um celular perdido ou roubado é do canal RastreadorCelular, onde o apresentador fala sobre um aplicativo do GOOGLE LLC Ferramentas, o “Localizar o meu dispositivo”, um app de 3,2MB que já foi baixado na Play Store mais de 50 milhões de vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *