Confira os carros mais rentáveis do mercado de seminovos

Arquivado em: Comércio, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 19 de março de 2021 as 12:57, por: CdB

Ter carro próprio nunca foi tão importante. Que tal procurar uma opção que já teve um dono antes?

O cenário atual da crise sanitária, social e econômica trouxe muitos benefícios para o mercado de carros usados e seminovos, que experimentou um desempenho muito satisfatório desde o segundo semestre de 2020 e se mantém aquecido também em 2021.

Quem compra um seminovo, por exemplo, com dois anos de uso, pode ter ainda a possibilidade de usar a garantia da montadora

Os impactos provocados pela pandemia do coronavírus, a desvalorização do real e a inflação, fez com que os preços dos zero-quilômetro subissem, ficando cada vez mais distante o sonho do carro novo.

Vale a pena comprar um carro seminovo?

Apesar de que estrear um carro desponta entre os sonhos da maioria das pessoas, o setor de carros seminovos em Ribeirão Preto (carros com zero a três anos de uso) surge como uma ótima e rentável alternativa para quem busca um veículo completo com etiqueta de zero km, mas não tem muito dinheiro e não pretende se endividar.

Nesse sentido, os seminovos mantêm muitas das qualidades de um carro novo e ainda trazem vantagens tentadoras. Por exemplo, representam menor perda de investimento e o consumidor pode optar pelos acessórios que mais valoriza, se comprados com um veículo básico novo pelo mesmo preço.

Outro grande benefício é que, como atualmente a maioria das garantias de fábrica é de três anos, quem compra um seminovo, por exemplo, com dois anos de uso, pode ter ainda a possibilidade de usar a garantia da montadora se o carro tiver todas as revisões feitas corretamente.

Confira abaixo a lista com as principais opções de seminovos mais rentáveis do momento, considerando a relação custo-benefício e a qualidade da montadora.

Volkswagen GOL

Se bem já perdeu a liderança no mercado de veículos novos, o hatch compacto da marca alemã segue no lugar mais alto do pódio de usados e seminovos, por conta da enorme quantidade de carros em circulação, com quase 70 mil unidades negociadas somente no mês de fevereiro (dados da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores).

O Volkswagen Gol é um modelo simples que dá pouca manutenção, sua mecânica pode ser considerada robusta. De qualquer forma, encontrar as peças de reposição é fácil, já que o modelo circula muito nas ruas.

Fiat Palio

O Fiat Palio se destaca pela economia de combustível (11km/l), o preço muito acessível (assim como os custos de manutenção, impostos e revisões) e o amplo espaço para 5 pessoas, motivo pelo qual o modelo é muito procurado pelas famílias. De fato, se for preciso revender no futuro, há um ótimo mercado.

A qualidade da montadora italiana é mundialmente reconhecida, com boa durabilidade de peças, desvalorização baixa e interessante dirigibilidade. 

Fiat Uno

O Fiat Uno tem uma ótima aceitação no mercado de usados e seminovos, já que é um carro muito utilizado como veículo de trabalho (por isso é muito importante checar bem o estado de conservação).

O hatch compacto da montadora italiana, que pode sair de linha no final do ano, é um carro simples mas com qualidades notáveis para quem precisa economizar (baixo consumo e bom desempenho) e não precisa de muito espaço.

Dicas para acertar na compra de um veículo seminovo

As perspectivas para o mercado de usado e seminovos seguem em alta em 2021. Graças ao avanço da tecnologia, hoje é possível acessar plataformas online de venda de carros com uma enorme variedade de modelos para todo tipo de gosto e até de bolso, sem ter que sair de loja em loja.

Porém, se estiver pensando na ideia de adquirir um carro seminovo, o planejamento é essencial: não se esqueça de pesquisar com calma e evite a ansiedade para não fazer decisões apressuradas e se arrepender depois. 

Levante o máximo de informações do modelo escolhido, observe a lataria durante o dia, avalie a parte mecânica com um profissional de confiança (ou alguém que entenda de carros!) e solicite o histórico do carro para checar as manutenções e revisões feitas, como também se existem multas ou pendências, que podem se transformar em motivo de dor de cabeça no futuro.

Seja qual for sua decisão é importante que esteja de acordo com sua situação financeira e seja feita de modo consciente, para não pesar no orçamento e aumentar as chances de fazer um bom negócio.