Representantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) entregarão na semana que vem a parlamentares um abaixo-assinado pedindo a aprovação imediata da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).
A entrega será na quarta-feira durante ato público no Senado Federal, como parte da programação do Encontro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – 2ª Conferência +2. Até a semana passada, mais de 10 mil pessoas haviam assinado o documento. As assinaturas também estão sendo recolhidas pela internet, no endereço eletrônico www.presidencia.gov.br/consea.
O projeto de lei da Losan já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está em tramitação no Senado. A proposta prevê a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), com o objetivo de integrar e organizar as ações relacionadas à área em todo o país.
Em entrevista coletiva à emissoras de rádio, o presidente do Consea, Chico Menezes, explicou que atualmente os programas são implementadas de forma fragmentada nos níveis federal, estadual e municipal.
– Há a necessidade da articulação dos programas federais com os estaduais e municipais, e de que lá nos municípios, onde de fato a questão da insegurança alimentar se decide, seja garantido que os programas estejam chegando às famílias mais vulneráveis, que os recursos repassados sejam realmente aplicados nos programas dedicados a garantir alimentação para essa população – disse.
Segundo Menezes, o projeto também prevê a instituição permanente do Consea, órgão criado para assessorar a Presidência da República na formulação, execução e acompanhamento de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.
De acordo com o presidente do Consea, outro ponto importante da proposta é a criação de uma Câmara Interministerial para planejar a execução de políticas voltadas para o direito à alimentação.
A proposta da Lei Orgânica foi uma das principais deliberações da 2ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em março de 2004. De acordo com Chico Menezes, o encontro em Brasília servirá para fazer uma avaliação do andamento das diretrizes definidas naquela conferência há dois anos.
Organizado pelo Consea, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Encontro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – II Conferência +2 começa na segunda-feira e termina na quarta-feira. Os participantes também vão planejar a realização da 3ª edição da conferência, prevista para 2007.
Consea pedirá aprovação imediata da Lei Orgânica de Segurança Alimentar
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 18 de maio de 2006 as 12:13, por: CdB