Conselho do Iraque exige nova resolução da ONU

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 24 de novembro de 2003 as 22:17, por: CdB

O Conselho de Governo transitório do Iraque pediu ao Conselho de Segurança da ONU uma nova resolução que anule formalmente a ocupação liderada pelos Estados Unidos. A medida pedida deveria entrar em vigor quando for eleito o governo provisório, em junho.

O presidente do Conselho de Governo iraquiano, Khalal Talabani, destacou esse ponto em carta dirigida ao Conselho de Segurança divulgada nesta segunda-feira, na qual detalha o acordo com a Autoridade Provisória da Coalizão ocupante para a entrega do poder aos iraquianos.

Talabani acrescentou que será necessária uma nova resolução para legitimar a nova administração em junho de 2004, quando está prevista a eleição de um novo governo provisório, o primeiro no Iraque desde a queda de Saddam Hussein.

A autoridade provisória iraquiana submeteu à ONU na segunda-feira um calendário para a autonomia três semanas antes do previsto. O cronograma, realizado em parceria com autoridades britânicas e norte-americanas, foi solicitado para 15 de dezembro, de acordo com uma resolução de 16 de outubro do Conselho de Segurança.