Conselho de Ética da Alesp inicia julgamento de ‘Mamãe Falei’

Arquivado em:
Publicado Quarta, 09 de Março de 2022 às 13:22, por: CdB

Na reunião do colegiado, nesta manhã, foram aceitas as 21 representações contra o deputado, mas acabaram transformadas em um único processo disciplinar. A partir de agora, Arthur do Val terá o prazo de cinco sessões legislativas para apresentar a defesa prévia. Também é possível que ele renuncie ao mandato.

Por Redação - de São Paulo
Depois que o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aceitou, nesta quarta-feira, os processos contra o deputado estadual Arthur do Val, conhecido como ‘Mamãe Falei’, teve início à tramitação que pode levar à sua cassação por quebra de decoro parlamentar. As denúncias contra o parlamentar são motivadas pelos áudios vazados com declarações sexistas sobre as mulheres ucranianas.
mamae-falei.jpg
'Mamãe Falei' disse que as mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres"
Na reunião do colegiado, nesta manhã, foram aceitas as 21 representações contra o deputado, mas acabaram transformadas em um único processo disciplinar. A partir de agora, Arthur do Val terá o prazo de cinco sessões legislativas para apresentar a defesa prévia. Seguindo o rito parlamentar, o Conselho de Ética agora precisará decidir se abre formalmente o processo disciplinar contra Arthur do Val ou arquiva o processo. Será escolhido um relator entre os 11 integrantes do Conselho para definir a pena mais adequada. Essa punição pode ir de simples advertência até a cassação definitiva do mandato de Mamãe Falei.

Incontinência

A presidente do Conselho de Ética, Maria Lúcia Amary (PSDB), disse a jornalistas nesta manhã que mais 30 deputados já assinaram representações contra as declarações sexistas do parlamentar, todas pedindo a cassação do mandato, e que a comissão deu a resposta que a sociedade espera. — A incontinência verbal, discursos de ódio e todas essas ações têm que ser contidas, porque a nossa assembleia de São Paulo é a maior assembleia da América Latina, portanto, ela não pode passar dos seus limites sem a punição adequada — afirmou. Na véspera, o diretório nacional do Podemos, ao qual ainda está filiado o parlamentar, acatou pedido de desligamento de Arthur do Val, após abertura de processo disciplinar contra ele no Conselho de Ética da legenda. No mesmo dia, ‘Mamãe Falei’ também havia anunciado a saída dele do Movimento Brasil Livre (MBL), devido à grande repercussão negativa dos áudios vazados. — Confesso que estou com medo de sair na rua — resumiu ‘Mamãe Falei’, com medo de represálias.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo