Conselho de Segurança da ONU derruba resolução dos EUA contra o Irã

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Oriente Médio, Últimas Notícias
Publicado sábado, 15 de agosto de 2020 as 15:41, por: CdB

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, acusou o órgão de “falhar em agir de maneira decisiva na defesa da paz e da segurança internacional” e que isso é algo “imperdoável”.

Por Redação, com Ansa – das Nações Unidas, EUA

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou uma resolução dos Estados Unidos para estender o embargo à venda de armas para o Irã na noite desta sexta-feira.

O anúncio do Irã de que abandonará as limitações ao enriquecimento de urânio pode ser o primeiro passo rumo ao fim do acordo nuclear
O Irã contam com o apoio da Rússia e da China para deter o cerco diplomático dos EUA, nas Nações Unidas

Na votação, 11 dos 15 países com direito a voto se abstiveram, dois votaram a favor (EUA e República Dominicana) e dois foram contrários (Rússia e China). Como a medida não obteve maioria, não foi necessário que os governos de Moscou e Pequim usassem seu direito ao veto por serem membros permanentes do Conselho.

Maioria

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, acusou o órgão de “falhar em agir de maneira decisiva na defesa da paz e da segurança internacional” e que isso é algo “imperdoável”.

Por sua vez, o embaixador chinês na ONU, Zhang Jun, afirmou que o Conselho de Segurança mostrou “mais uma vez” que o “unilateralismo norte-americano não tem apoio e o bullying vai falhar”.

O presidente do Irã, Hassan Rohani, celebrou a decisão e disse que os “Estados Unidos fracassaram nesta conspiração com humilhação” e que esse dia “entrará para a história do nosso Irã e para a história da luta contra a arrogância global”.

O acordo vai expirar em 18 de outubro, data estabelecida pelo pacto nuclear assinado pelos iranianos e seis potências mundiais em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *