terça-feira, 24 de outubro de 2017 • ANO XVII • N° 6.483

One Comment

  1. 1

    João Luiz Camarão

    Correio do Brasil, olá !

    Gostaria de saber qual a Usina Hidrelétrica que ilustra esta matéria !

    Aliás, foi muito bem escolhida, para dar uma ideia de como será a Barragem Hidrelétrica de Teles Pires, já que nela, não existirá qualquer Eclusa, para que o seu desnível d’água de 32 metros, possa ser transposto, por Comboios de Chatas, no transporte hidroviário das Commodities produzidas, na região à montante, para exportação !

    Fiquei surpreso ao constatar que existe grande interesse, por parte dos produtores da região de Sinop, conforme enfatizado em vídeo, pelo Secretário de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues, implantar uma hidrovia neste rio Teles Pires !
    Porém, sem Eclusa, esta Hidrelétrica será uma Obra IINSUSTENTÁVEL ao transporte hidroviário no rio Teles Pires.

    Por três longos anos, cientistas técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisas Energética, desenvolveram profundos estudos de Engenharia e Ambientais, para esta obra, como no mesmo vídeo, relata a sua representante dessa empresa , Ana Castro Lacorte !

    É de se estranhar, ao não Premiar com uma Eclusa, este seu objeto de Pesquisa Energética, esta Empresa, especializada em ENERGIA, não considerou que a Energia, fornecida por um (1) litro de combustível, consegue transportar uma (1) tonelada de carga, por, somente, 25 km de RODOVIA, ao passo que, se por HIDROVIA, são 218 km percorridos !

    No desnível d’água, criado pela barragem, a Energia Potencial existente, transforma-se em Energia Cinética, que ao acionar o rotor da turbina, é aproveitada para Gerar a Energia Elétrica . Tudo isto tem, realmente, haver com Pesquisa Energética !

    Mas, a mesma Pesquisa Energética, não pode desprezar o Ganho Energético, oferecido por uma Eclusa, por ela tornar Sustentável , o transporte hidroviário em substituição ao rodoviário !

    Infelizmente, este não é um caso isolado, pelo contrário !
    A atual política “Energética” esta cortando todos os possíveis Corredores Hidroviários de Exportação !

    Abraços à todos !
    João Luiz Camarão.

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