Consumo de energia aumentou 7,1% em 12 meses

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 3 de dezembro de 2003 as 19:49, por: CdB

O consumo de energia elétrica no país em setembro deste ano ficou 0,7% acima do registrado no mesmo mês do ano passado, segundo dados da Eletrobrás. O aumento do consumo nos últimos 12 meses até setembro chegou a 7,1%, liderado pelo residencial, com 9,3%.

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o consumo da indústria aumentou 1,3%; o das residências, 6,2%; do comércio, 5,8%; e dos outros consumidores, 6,7%.

O consumo em setembro foi puxado pelas residências, porque, diante do fraco desempenho da economia, houve uma redução de consumo de 0,3% pelas indústrias em setembro, se comparado com setembro de 2002. Neste período também houve queda no consumo da classe comercial de 0,2%.

O crescimento do consumo residencial foi de 1,1% em setembro de 2003 em relação ao mesmo período do ano passado. Para os outros tipos de consumidores, o aumento do consumo chegou a 4,1%.

O responsável pela demanda maior foi o setor rural, que sozinho aumentou em 8,8% o consumo em setembro em relação ao mesmo período do ano passado. A classe rural consome 5% da energia produzida no país.