Contribuintes congestionam site da Receita Federal

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 6 de março de 2003 as 19:12, por: CdB

A Receita Federal recebeu até as 17 horas desta quinta-feira 3.472 declarações de rendimentos, no primeiro dia do prazo. O supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita, Joaquim Adir, disse que houve um congestionamento no site porque muitas pessoas tentaram baixar o programa da declaração. Segundo dados da Receita, foram feitas 400 mil pedidos de cópia do programa o que provocou um problema no site.

Adir afirmou que o problema deverá ser resolvido nos próximos dias. Ele disse que, como o programa foi remodelado, dobrou de tamanho o que faz com que o contribuinte gaste um tempo maior para fazer uma cópia. O supervisor afirmou que as mudanças no programa foram feitas a partir de pedido dos contribuintes.

Para facilitar o preenchimento, por exemplo, o contribuinte poderá usar um “assistente de preenchimento” que é uma cópia da declaração de rendimentos. “Com isso, a pessoa não precisa ficar preocupada onde inserir cada dado específico. A ficha é igual à declaração de rendimento e o programa faz a distribuição das informações”, afirmou o supervisor de aplicativos do IRPF, Cristovão Barcelos Nóbrega.

Eles informaram que a Receita também aumentou o espaço para as pessoas declararem os bens e criou um sistema de busca para ajudar no preenchimento.