Copa América 2021: Conmebol define novo calendário com 10 seleções

Arquivado em: Destaque do Dia, Esportes, Futebol, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 15 de março de 2021 as 13:59, por: CdB

O novo calendário da Copa América 2021, adiada para este ano em razão da pandemia de covid-19, foi anunciado nesta segunda-feira, pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O torneio ocorrerá de 13 de junho a 10 de julho na Argentina e Colômbia, com apenas dez seleções, após a desistência de Austrália e Qatar, países convidados.

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

O novo calendário da Copa América 2021, adiada para este ano em razão da pandemia de covid-19, foi anunciado nesta segunda-feira, pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O torneio ocorrerá de 13 de junho a 10 de julho na Argentina e Colômbia, com apenas dez seleções, após a desistência de Austrália e Qatar, países convidados. O Brasil é o atual campeão, a última edição ocorreu em 2019.

Brasil estreia contra a Venezuela no dia 14 de junho

O jogo de abertura no dia 13 de junho será entre Argentina e Chile, na capital Buenos Aires. No mesmo dia, Paraguai e Bolívia duelam na cidade argentina de Medonza.

Já o Brasil estreia no dia seguinte, contra a Venezuela, em Medellín (Colômbia). O escrete nacional disputará todos os jogos da primeira fase na Colômbia, onde também será realizada a final da Copa América, em 14 de julho, na cidade de Barranquilla.

Primeira fase

Na primeira fase da Copa América, as seleções estão divididas em dois grupos, e apenas os dois melhores em cada chave avançam às quartas de final. Para não precisar sair do país, o Brasil precisa terminar em primeiro ou segundo lugar na chave. Se ficar em terceiro ou quarto, fará as quartas de final na Argentina.

O Brasil soma nove títulos da Copa América. O Uruguai é o maior vencedor, com 15, seguido pela Argentina, com 14. Paraguai, Chile e Peru somam duas taças, enquanto Colômbia e Bolívia ganharam uma. Das seleções sul-americanas, somente Equador e Venezuela nunca venceram o torneio.

Campeonato Gaúcho

Na noite de domingo, o Internacional ganhou por 4 a 2 do Ypiranga pela 4ª rodada do Campeonato Gaúcho. Com o resultado do jogo realizado no Estádio Beira-Rio, o Colorado entrou na zona de classificação à semifinal do torneio. Atualmente, é o 3º com 7 pontos. O Ypiranga caiu para o 2º lugar com 7 pontos e um gol a mais de saldo do que o Internacional.

Com o novo técnico, o espanhol Miguel Ángel Ramírez, observando o jogo das arquibancadas, o time rubro sofreu para vencer a equipe do interior. O primeiro gol saiu aos cinco da primeira etapa com o centroavante Yuri Alberto, que dominou e girou no canto direito do goleiro Deivity. Depois de várias chances dos dois lados, o Ypiranga empatou. Aos 43, Cristiano aproveitou a saída errada do Inter e bateu bem na saída do goleiro Danilo. Aos quatro minutos da etapa final, o time de Erechim teve um pênalti. O atacante Caprini deslocou o goleiro colorado e mandou forte para o fundo da rede. Aos 19, em cobrança de escanteio, o zagueiro Zé Gabriel subiu mais do que todo mundo e empatou de cabeça para o Inter. Aos 22 minutos, um fato marcou o jogo. O centrovante peruano Paolo Guerrero, depois de 210 dias se recuperando de uma grave lesão, voltou a campo. Ele entrou no lugar do meia Praxedes. Quando parecia que a partida acabaria empatada, Caio Vidal foi derrubado dentro da área aos 43 minutos. Edenílson cobrou bem a penalidade e fez o terceiro do Inter. Aos 48, o time da capital gaúcha ainda teve tempo de fazer mais um. Em boa troca de passes, o meia Patrick tocou para as redes.

O próximo jogo do Colorado vai ser no próximo domingo contra o Novo Hamburgo no Estádio do Vale pela 5ª rodada do Estadual. Já o Ypiranga tem a estreia na Copa do Brasil nesta quinta-feira. O time de Erechim vai até Manaus para enfrentar o Penarol-AM, na Arena Amazônia. Pelo Gaúcho, receberá o Juventude, em partida que ainda não tem data marcada.

São Luiz e São José também vencem

A noite de domingo teve outras duas partidas pela 4ª rodada do Campeonato Gaúcho. O São Luiz, jogando no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí, fez 2 a 0 no Novo Hamburgo. O primeiro gol foi marcado pelo lateral-esquerdo Gabriel Araújo. Aos 50, o atacante Lucas Carvalho fechou o placar. A vitória levou a equipe à liderança do Gauchão com nove pontos em quatro jogos. O Novo Hamburgo continuou na lanterna com apenas dois pontos.

O outro jogo foi no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, e marcou a primeira vitória do São José no Campeonato. A equipe de Porto Alegre fez 1 a 0 no time da casa. O goleiro Fábio marcou de pênalti para o Zequinha, como o São José conhecido. O triunfo fez a equipe dar uma respirada e sair da zona de rebaixamento. Atualmente, o time é 10º colocado com três pontos em três jogos. O Aimoré caiu para o 5º lugar com seis pontos em quatro jogos.