COR aprimora previsão de chuva e amplia envio de alertas sobre alagamentos

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 5 de março de 2021 as 13:13, por: CdB

O Centro de Operações Rio (COR) está ampliando suas parcerias para oferecer um serviço cada vez mais útil ao carioca. Os dois novos convênios começaram a valer nesta semana. Um deles, com o intuito de aprimorar a previsão do tempo na cidade.

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro

O Centro de Operações Rio (COR) está ampliando suas parcerias para oferecer um serviço cada vez mais útil ao carioca. Os dois novos convênios começaram a valer nesta semana. Um deles, com o intuito de aprimorar a previsão do tempo na cidade, foi firmado com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). O outro é com o aplicativo OTT-Brasil (Onde Tem Tiroteio), para o envio de alertas aos usuários sobre emergências como alagamentos ou engarrafamentos.

Convênios vão ajudar o COR a ampliar o envio de alertas à população

A parceria com o LNCC e o Cefet/RJ prevê que os dados de chuva do Alerta Rio, levantados desde 1997, serão incorporados a estudos sobre eventos meteorológicos graves das duas instituições federais. O Rio contará ainda com o supercomputador Santos Dumont, do laboratório nacional, para desenvolver modelos matemáticos de previsão do tempo. Esse equipamento é o mais rápido da América Latina em sua categoria e está no  ranking  dos  500  mais  potentes do mundo.

– A parceria vai nos ajudar a aprimorar as previsões para a cidade e antecipar os avisos sobre tempestades para a população – explica Bruno Ramos, chefe executivo do COR.

Previsão do tempo

Na primeira etapa dessa cooperação, um grupo de trabalho fará  reuniões  quinzenais,  para analisar os principais desafios na previsão do tempo para a cidade, que tem características específicas em sua topografia.

Em relação ao acordo com o OTT-Brasil, a ideia é garantir que cada vez mais cariocas passem a receber os  avisos  do  COR.  Atualmente, o aplicativo parceiro tem 1,5 milhão de usuários.  As mensagens serão enviadas de acordo com a geolocalização do cidadão, para garantir  que  cheguem  até ele os alertas referentes ao local onde está.

Cancelas e manilhas

A prefeitura do Rio de Janeiro, por meio das Secretarias Municipais de Conservação e de Ordem Pública, removeu o bloqueio irregular instalado na Rua Setúbal, na Penha, Zona Norte. A ação, realizada nesta sexta-feira, foi executada pela equipe da Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (Coope).

No local, havia duas cancelas e 20 manilhas de concreto que eram usadas para o fechamento não autorizado da via. Todas as estruturas foram retiradas pelos técnicos e o acesso à Rua Setúbal está liberado.

A operação envolveu 22 servidores e contou com o apoio de agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar, bem como de funcionários da Comlurb.  Para o trabalho, as equipes utilizaram uma retroescavadeira, dois caminhões e cinco viaturas. Foram retirados dois caminhões de entulho, totalizando aproximadamente 12 toneladas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code