Coreia do Norte confirma destruição de instalação de testes nucleares

Arquivado em: Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 24 de maio de 2018 as 12:14, por: CdB

Não houve vazamento de material radioativo ou impacto negativo no ambiente adjacente em decorrência da destruição, segundo a agência

Por Redação, com Reuters – de Seul

A Coreia do Norte desmontou completamente sua instalação de testes nucleares de Punggye-ri “para garantir a transparência da descontinuidade dos testes nucleares”, relatou a agência de notícias estatal KCNA, nesta quinta-feira.

Imagem de satélite da instalação de testes nucleares norte-coreana de Punggye-ri em Hamgyong, Coreia do Norte

O desmantelamento da instalação “fechou completamente as entradas dos túneis”, disse; acrescentando que dois túneis da unidade estavam prontos para uso em “poderosos testes nucleares subterrâneos”.

Não houve vazamento de material radioativo ou impacto negativo no ambiente adjacente em decorrência da destruição, segundo a agência.

– A descontinuidade dos testes nucleares é um processo importante em direção ao desarmamento nuclear global – disse a KCNA.

A Coreia do Norte cumpriu a promessa de destruir túneis usados para testes nucleares nesta quinta-feira; relatou a mídia sul-coreana, como parte das medidas que têm reduzido a tensão na península coreana e elevado a possibilidade de uma cúpula do regime norte-coreano com os Estados Unidos.

A Coreia do Norte realizou todos os seus seis testes nucleares na instalação de Punggye-ri; composta por túneis cavados debaixo do monte Mantap, no nordeste do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *