Coreia do Norte desmontará local de testes nucleares

Arquivado em: América do Norte, Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sábado, 12 de maio de 2018 as 12:18, por: CdB

A agência central de notícias do país disse que o desmonte do local de testes envolverá a destruição de todos seus túneis com explosões

Por Redação, com Reuters – de Seul:

A Coreia do Norte agendou o desmonte do local que usa para fazer testes nucleares em algum momento entre os dias 23 e 25 de maio, dependendo das condições climáticas, para cumprir a promessa de descontinuar os testes com armas nucleares, disse a mídia estatal do país neste sábado.

Kim Jong-un

A agência central de notícias do país disse que o desmonte do local de testes envolverá a destruição de todos seus túneis com explosões; o bloqueio das entradas e a remoção de todas as instalações de observação; prédios de pesquisas e postos de segurança.

Jornalistas de outros países, incluindo dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, serão convidados para cobrir o evento.

Trump e Kim marcam data do encontro

No dia 12 de junho, quando no Brasil se comemora o Dia dos Namorados, os presidentes norte-americano, Donald Trump, e da Coreia do Norte, Kim Jong-un, combinaram uma reunião em Cingapura. O encontro visa reduzir distâncias entre os vizinhos na Península da Coreia.

Será o primeiro encontro da história entre os líderes dos dois países. Os dois trocaram farpas no ano passado sobre as tentativas da Coreia do Norte de construir uma arma nuclear que poderia alcançar os EUA; mas as tensões se acalmaram consideravelmente.

– O muito aguardado encontro entre Kim Jong Un e eu irá ocorrer em Cingapura em 12 de junho. Nós dois iremos tentar torná-lo um momento muito especial para a paz mundial – escreveu Trump no Twitter.

O anúncio de Trump foi feito poucas horas após três norte-americanos; que eram mantidos presos pela Coreia do Norte terem chegado aos Estados Unidos; após serem soltos por Kim. O trio foi recebido por Trump em uma base militar perto de Washington.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *