A Coréia do Norte aceitou, nesta quinta-feira, abrir uma nova rodada de negociações econômicas com o Sul, que será realizada no início de junho na ilha de Jeju.
O regime comunista norte-coreano aceitou a proposta do Governo de Seul, mas pediu que o encontro fosse realizado mais tarde, segundo um oficial sul-coreano.
– Nós propusemos na segunda-feira passada realizar as negociações entre 1º e 4 de junho na ilha de Jeju. O Norte aceitou, mas sugeriu uma data posterior – afirmou o oficial.
A resposta positiva do Norte foi dada um dia depois de o Governo sul-coreano ser informado sobre o cancelamento pelo regime norte-coreano de modo repentino dos testes da ferrovia intercoreana que deveria unir as duas Coréias após 55 anos de isolamento.
As duas Coréias chegaram a um acordo em 13 de maio para realizar um teste, mas não conseguiram garantias sobre o uso seguro das duas linhas de ferrovia durante a reunião de altos comandantes militares realizada na semana passada.
O Tratado de Armistício assinado após o fim da guerra civil da Coréia em 1953, que mantém os dois países tecnicamente em guerra, exige o consentimento militar para atravessar a fronteira intercoreana.