Coréias trocam tiros na fronteira

Arquivado em:
Publicado Quinta, 17 de Julho de 2003 às 05:18, por: CdB

Soldados das Coréias do Norte e do Sul trocaram tiros de metralhadora na fronteira dos dois países. Não há relatos de vítimas no episódio.

A tensão na região aumentou num momento em que há esforços para resolver uma crise envolvendo os planos de Pyongyang de desenvolver armas nucleares.

Os relatos sobre o incidente, ocorrido na zona desmilitarizada ao norte de Seul, acontecem após os Estados Unidos terem expressado otimismo com uma iniciativa da China para encerrar a crise.

Depos de uma conversa telefônica com o chanceler chinês, o secretário de Estado americano, Colin Powell, disse esperar em breve movimentações diplomáticas com vistas a solucionar o impasse.

Provocações

O correspondente da BBC em Seul, Charles Scanlon, afirmou que a Coréia do Norte já fez provocações na fronteira no passado para reforçar a sua diplomacia.

Os norte-coreanos costumam elevar a tensão com o país vizinho antes de aceitar acordos em negociações.

Enviados chineses vêm conversando com o líder norte-coreano, Kim Jong-Il, em meio à crescente preocupação com o programa nuclear de Pyongyang.

O incidente na fronteira ocorreu as 6h10 (hora local) desta quinta-feira, mas durou pouco tempo.

O Exército sul-coreano disse que os soldados do Norte dispararam quatro rajadas de metralhadora contra um de seus postos de observação na zona desmilitarizada.

Os militares acrescentaram que os soldados do Sul advertiram seus opositores com alto-falantes e responderam com 17 tiros.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo