Corinthians e Portuguesa protagonizarão, nesta quarta-feira, às 20h30, no Pacaembu, o primeiro clássico do Campeonato Paulista.
E, apesar da Lusa ter sido rebaixada no Brasileirão 2002, ninguém no Parque São Jorge se atreve a menosprezar a tradicional adversária, que atravessa uma crise sem precedentes.
O time do Canindé, aliás, é tratado com carinho e respeito. “Trata-se de um grande clube e, com certeza, a Lusa tentará se superar”, disse o capitão Fábio Luciano. “Um time ferido, machucado, é sempre mais perigoso”, acrescentou o técnico Geninho.
Além de deixar a divisão de elite do futebol nacional, a Portuguesa sofreu outros duros golpes no início deste ano. Seus dois principais jogadores, Bosco e Ricardo Oliveira entraram na Justiça e conseguiram mudar de clube. O goleiro acertou com o Sport e o atacante foi apresentado na Vila Belmiro.
Desestruturada e sem recursos, a equipe rubro-verde investiu pouco e, na estréia do Estadual, foi batida em casa pelo São Caetano, por 3 x 0.
O Corinthians, apesar de perder o Campeonato Brasileiro para o Santos e Carlos Alberto Parreira, que voltou à Seleção Brasileira, vive um momento completamente distinto.
A diretoria reforçou o elenco (vieram Capone, Fumagalli, Lucas, Liedson e Lucas) e o Timão está às vésperas de disputar, pela sexta vez, a Taça Libertadores. Também começou bem o Paulista, ao bater o Marília, fora de casa, por 2 x 0.
“Todos nós sabemos que o futebol é uma gangorra. Por isso, é importante estar sempre atento”, discursou Geninho.
Vantagem alvinegra
Embora a Lusa seja preservada pelos corintianos, os números mostram que o Timão costuma levar vantagem sobre o time dirigido por Flávio Lopes. Pelo Paulistão, em 148 jogos, o Corinthians venceu 81, contra 37 do adversário. Aconteceram 30 empates.
Nos últimos dois confrontos (válidos pelo Estadual), em 2000 e 2001, o alvinegro venceu por 5 x 2.
Equipes
Satisfeito com o rendimento do Timão, Geninho levará a campo a mesma equipe que derrotou o MAC. O jovem Pingo permanecerá no meio-campo, enquanto Leandro será mantido ao lado de Deivid e Gil.
Na Lusa, a única novidade deverá ser a entrada do zagueiro Marcelo Fernandes no lugar de Júnior.
CORINTHIANS x PORTUGUESA
Data: 29/01/2003 (quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Estádio do Pacaembu
Árbitro: Cleber Wellington Abade
Auxiliares: Francisco Rubens Feitosa e Geraldo José Pinheiro
Corinthians
Doni; Rogério, Fábio Luciano, Ânderson e Kléber; Pingo, Fabinho e Renato; Deivid, Leandro e Gil
Técnico: Geninho
Portuguesa
Gléguer; Ricardo Lopes, Marcelo Fernandes, Luiz Henrique e Badé; Capitão, Elder, Rocha e Danilo; Edson Araújo e Alex Alves.
Técnico: Flavio Lopes