Coronavírus: mulher de 113 anos sobrevive na Espanha

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 13 de maio de 2020 as 10:41, por: CdB

Tida como a mulher mais velha do país, María Branyas testa negativo após contrair coronavírus e passar semanas isolada no asilo onde vive, com sintomas leves da doença.

Por Redação, com DW – de Madri

Considerada a mulher mais velha da Espanha, María Branyas, de 113 anos, sobreviveu à batalha contra a covid-19, que havia contraído em abril. A informação foi divulgada na terça-feira pelo asilo Santa Maria del Tura, onde Branyas vive há 20 anos, na cidade de Olot, na Catalunha.

María Branyas havia contraído a covid-19 em abril
María Branyas havia contraído a covid-19 em abril

Branyas recebeu o teste negativo para o coronavírus na segunda-feira, segundo sua filha Rosa, que a definiu como “uma mulher forte e positiva”.

Enquanto estava com a doença, a idosa ficou isolada dos demais moradores do asilo por várias semanas nas quais recebeu tratamento. Durante o período, ficou muito “entediada”, de acordo com Rosa, que agradeceu aos profissionais que cuidaram de sua mãe.

Segundo uma porta-voz do asilo, Branyas apresentou apenas sintomas leves da doença. Ela também disse que o estabelecimento registrou “várias” mortes em decorrência da covid-19.

Estados Unidos

Filha de espanhóis, Branyas nasceu em 4 de março de 1907 em São Francisco, nos Estados Unidos, onde seu pai trabalhava como jornalista, e voltou para a Espanha aos oito anos de idade. Ela se casou em 1931, teve três filhos e 11 netos (o mais velho tem 60 anos) e 13 bisnetos. Além de Branyas, outras duas centenárias, de 101 e 107 anos de idade, se recuperaram da covid-19 na Espanha.

A Espanha tem sido um dos países mais afetados pela pandemia, com mais de 228 mil casos de covid-19 confirmados e quase 27 mil mortes em decorrência do coronavírus, de acordo com dados do governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code