Cortes e penteados certos para o formato do seu rosto

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 1 de abril de 2003 as 20:01, por: CdB

Diz-me a forma do teu rosto, dir-te-ei que penteado usar.
Este poderia ser o lema de qualquer cabeleireiro. Afinal, depois do tipo de cabelo que temos, quer seja liso, encaracolado, fino ou grosso, a forma do rosto deve ser a característica mais determinante na escolha de um penteado. Um bom profissional saberá identificar o melhor corte, mas se quiser ter uma idéia sobre o que poderá funcionar melhor para si, aí está algumas dicas.

Não vale a pena querer ter o corte de cabelo da Meg Ryan, se tiver um rosto largo ou redondo. Por outro lado, os cabelos muito compridos, dificilmente podem ficar bem em um rosto longo. O truque está no equilíbrio. Saber realçar os pontos fortes e disfarçar eventuais defeitos pode ser a chave para o corte certo.

Rosto oval

Se este é o seu tipo de rosto está com sorte, pois ele adapta-se a quase todo o tipo de penteado. É que com a testa e o queixo a uma distância eqüidistante, qualquer corte se torna atraente. Por isso, deixe-se levar pela mudança e experimente novos estilos.

Rosto arredondado

Para provocar a ilusão de uma face mais estreita e comprida, experimente um corte mais compacto na parte de cima, com maior volume. Opte por um penteado mais curto ou ao nível do queixo. A franja por cima dos olhos é uma variante ideal para este tipo de rostos.

Forma de Coração

Este rosto caracteriza-se por uma testa larga e um queixo pequeno. Neste caso, deve acrescentar mais volume abaixo do queixo, de modo a equilibrar a sua aparência. O chamado bob de médio comprimento, com as pontas reviradas para fora, estilo Jacqueline Kennedy, pode contribuir para dar o efeito desejado. As franjas podem também ajudar a disfarçar este tipo de rosto.

Feições exageradas

Se você se sente desconfortável com o tamanho do nariz, o tamanho da boca ou outra característica facial, pode sempre tentar disfarçá-la, fazendo aumentar o volume do seu cabelo. Evite por isso cortes muito curtos ou uma longa franja. Um estilo mais cheio retira o ênfase às características que não aprecia. As nuances também podem ajudá-la a desviar a atenção dos outros sobre a sua face, na direção do cabelo.

Tamanho do pescoço

Se tiver um pescoço elegante e comprido, aproveite essa vantagem sempre que quiser escolher um novo corte de cabelo. Um pescoço longo fica bem tanto com um corte curto, como com um cabelo comprido, especialmente se penteado para cima, numa banana ou carrapito. Se tiver um pescoço menor, opte por mostrá-lo claramente. Para isso, um corte curto permite novamente criar altura do pescoço.