Covid-19 pode afetar calendário por anos, diz membro do comitê executivo da Uefa

Arquivado em: Destaque do Dia, Esportes, Futebol, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 30 de abril de 2020 as 12:46, por: CdB

A crise da covid-19 pode atingir o calendário internacional do futebol por “dois a três anos” e afetar potencialmente a Copa do Mundo de 2022 no Qatar, disse Lars-Christer Olsson, membro do comitê executivo da Uefa.

Por Redação, com Reuters – de Londres/Paris

A crise da covid-19 pode atingir o calendário internacional do futebol por “dois a três anos” e afetar potencialmente a Copa do Mundo de 2022 no Qatar, disse Lars-Christer Olsson, membro do comitê executivo da Uefa.

Goleiro Heurelho Gomes, do Tottenham Hotspur, tenta defender chute do meio-campista Frank Lampard, do Chealsea
Goleiro Heurelho Gomes, do Tottenham Hotspur, tenta defender chute do meio-campista Frank Lampard, do Chealsea

O novo coronavírus, que já infectou mais de 3,13 milhões de pessoas em todo o mundo, causando mais de 218 mil mortes, provocou estragos no cronograma do futebol, com adiamento da Eurocopa 2020 para 2021 e paralisação de ligas nacionais e competições continentais de clubes.

A Copa do Mundo do Qatar está marcada para 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022, e Olsson disse ser um caso de “esperar para ver” se o evento quadrienal será atingido.

Questionado durante um webinar da Soccerex sobre por quanto tempo ele acredita que o calendário internacional poderia ser afetado, Olsson declarou: “Provavelmente dois ou três anos”.

– Se o vírus estiver se desenvolvendo de uma maneira ainda séria, como está por enquanto, definitivamente haverá um problema no calendário internacional.

– Com algumas competições transferidas de um ano para outro … e então tem a Copa do Mundo do Qatar no meio da temporada europeia, e você precisa disputar competições nacionais e internacionais.

– Mas acredito que temos que esperar e ver como isso afetará os negócios – completou.

Olsson, que também é presidente das Ligas Europeias, disse que a Uefa planeja concluir a Liga dos Campeões e a Liga Europa em agosto.

– Se isso for possível, acho que seria bom, porque também significaria que podemos garantir a integridade da fase final da atual temporada do futebol internacional – acrescentou.

– Mas é claro que temos que tomar decisões sobre isso no final de maio, pelo menos, porque, caso contrário, provavelmente não será possível encaixar os jogos e também qualificar os clubes para a nova temporada.

PSG será declarado campeão francês

O Paris Saint-Germain ficou perto de ser declarado campeão do Campeonato Francês após a liga francesa recomendar que a classificação de 2019-20 seja congelada em meio à crise de covid-19, informou o jornal esportivo L’Equipe.

Segundo o jornal, o conselho da liga francesa ratificará a recomendação nesta quinta-feira e entregará ao PSG seu sétimo título nos últimos oito anos.

A decisão significará que o segundo colocado Olympique de Marseille e o terceiro Stade Rennais estarão na Liga dos Campeões da próxima temporada com o PSG. Lille, Stade de Reims e Nice se classificarão para a Liga Europa.

Amiens e Toulouse serão rebaixados, enquanto Lorient, líder da segunda divisão, e Lens, segundo colocado, promovidos à elite.

– Acredito que temos que aceitar as decisões que estão sendo tomadas, em todos os esportes e em todos os países – disse o defensor do PSG Thilo Kehrer no site do clube no início desta semana.

– Acredito que as equipes que estão no topo de suas ligas no momento merecem estar lá. Se for tomada a decisão de encerrar a temporada, o título também será merecido.

A liga francesa não estava disponível imediatamente para comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *