CPMI dos carrros salvados será instalada nesta terça-feira

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 2 de dezembro de 2003 as 08:19, por: CdB

Será instalada nesta terça-feira uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para apurar denúncias de irregularidades envolvendo empresas de seguros, revendedores de automóveis e oficinas mecânicas. Dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública revelam que, só na cidade de São Paulo, mais de 100 mil carros são roubados por ano – muitos deles podem estar relacionados a um outro tipo de crime: o dos carros salvados.

SALVADOS

Salvados são carros acidentados que as seguradoras classificam como perda total. Segundo denúncias, as seguradoras não regularizam a situação dos veículos junto aos órgãos de trânsito, o que mantém válida sua documentação. Para que possam voltar a circular normalmente, eles são reconstruídos a partir de peças de outros veículos com as mesmas características, roubados sob encomenda, especificamente para esse fim.

A reunião de instalação acontecerá, às 17h, na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho, localizada no Senado Federal. Serão eleitos o presidente, o vice- presidente e o relator.

DEBATE NA CÂMARA

No início de agosto deste ano, as Comissões de Fiscalização Financeira e de Defesa do Consumidor da Câmara realizaram audiência pública para debater as denúncias. Na ocasião, o deputado Takayama (PSB-PR), que propôs a realização do debate, ressaltou a existência de “um ‘iceberg’ que precisa ser revelado”. Para ele, a expressão ‘rede credenciada de oficinas’ significa um estelionato que sugere, inclusive, evidências de cartel no setor.