Criadores de búfalos têm encontro nacional na Universidade de Pernambuco

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 9 de setembro de 2005 as 10:56, por: CdB

Criadores de búfalos de todo o país participam de encontro nacional, de 15 a 17 deste mês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco. A programação inclui debates sobre áreas de produção, comercialização, reprodução, produção de leite e medidas sanitárias.

A criação de bubalinos se destaca principalmente nas regiões sudeste e nordeste, onde há maior concentração de rebanhos destinados à produção de leite. Nas regiões norte e centro-oeste, os rebanhos são basicamente de corte. A carne de búfalo tem 50% menos caloria, 11% mais proteínas e 10% mais de minerais, se comparada à carne bovina.

Entre as vantagens de criar búfalos estão o índice de fertilidade de 85%, quando no bovino é de 67%, e o tempo de vida reprodutiva, acima de 15 anos, enquanto nos bovinos é de nove anos, em média. O leite do animal é rico em proteínas e contém 59% mais cálcio, se comparado ao leite de vaca.

Originário da Ásia, o búfalo foi introduzido no Brasil pela ilha de Marajó, no Pará, no final do século passado. Atualmente, o Brasil possui um rebanho de 50 milhões de cabeças de búfalos.