Curso de Gestão Escolar abre 69 vagas para professores

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Publicado sexta-feira, 14 de outubro de 2005 as 11:54, por: CdB

Uma oportunidade de trabalho para professores, estão abertas as inscrições para profissionais que queiram coordenar o Curso de Gestão Escolar.

Uma parceria da Secretaria de Educação com a Universidade Federal de Juiz de Fora, o curso é destinado a 3.600 diretores e adjuntos.

Os interessados têm até a quarta-feira que vem para se inscrever gratuitamente em uma das 20 coordenadorias regionais de Educação. São 69 vagas e o salário é de R$ 800 por mês. O emprego vale por um ano, tempo de duração do curso.

Os professores, desde que qualificados, não precisam pertencer aos quadros estaduais e podem, inclusive, estar desempregados. Basta que eles sejam licenciados em qualquer área e ter experiência em escolas.

A seleção vai acontecer no sábado, dia 22. Os candidatos farão uma prova com 20 questões objetivas e uma redação.

Os critérios de avaliação são: habilidade de leitura, raciocínio matemático e conhecimento pedagógico. Os aprovados vão passar por uma entrevista no mesmo dia.

Os selecionados vão coordenar 78 turmas em todo o estado. Esses profissionais trabalharão organizando o material do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) voltado para a gestão das escolas e prestação de contas das verbas repassadas pela Secretaria de Educação.

O curso de gestão vai acontecer a partir do dia 18 de novembro. A formação será feita a distância, através da Internet, e encontros presenciais de 15 em 15 dias, com a carga horária de seis horas.

No total, os diretores terão 283 horas para a formação continuada ou 425, para aqueles que optarem pela especialização.

Todos os diretores são obrigados a fazer o curso e terão que ser aprovados para que se mantenham no cargo, segundo o secretário de Educação, Claudio Mendonça.

O curso terá dois eixos: um ensinará o funcionamento da Secretaria de Educação (setores financeiro, de infra-estrutura, de recursos humanos etc) e o outro será voltado para a gerência dos estabelecimentos de ensino público.

– Temos visto muitos casos em que a verba de manutenção da escola poderia ter sido aplicada pelos diretores de forma mais adequada – conclui Mendonça, destacando a necessidade do curso para a melhoria do ensino.