A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou, nesta quarta-feira, a suspensão dos negócios com as ações da Varig, alegando que a empresa ainda não apresentou sua situação atual após o leilão ocorrido na última quinta-feira.A Volo do Brasil, controladora da VarigLog, comprou as operações da Varig no segundo leilão de venda da empresa, realizado no dia 20 de julho.
A Volo ofereceu R$ 52,4 milhões (US$ 24 milhões) pelos ativos da ex-controladora da VarigLog, que já foram quitados nas últimas semanas com depósitos feitos à companhia aérea para mantê-la funcionando.
Rotas de vôo
Desde esta quarta-feira, a Varig cobre quatro rotas de vôos doméstico e oito de vôos internacionais. Nota divulgada na noite de terça pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que a decisão foi tomada depois de um dia de intensas reuniões entre técnicos da agência e da empresa aérea. De acordo com a nota, durante o dia, na terça-feira, houve problemas com passageiros em todo o país, que foram aos poucos sendo resolvidos pela Anac, em parceria com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Segundo a Anac, a Varig informou que está esperando para próximas horas a negociação com proprietários de suas aeronaves para liberá-las.
Vôos domésticos: Porto Alegre – São Paulo (Guarulhos – GRU) – Porto Alegre; São Paulo (Guarulhos) – Manaus – São Paulo; Fortaleza – São Paulo (Guarulhos)- Fortaleza; São Paulo (GRU) – Salvador – Recife – Salvador – São Paulo.
Vôos internacionais: Frankfurt – vôo diário; Londres – dias alternados; Copenhague – vôo de Londres segue para Copenhague para buscar passageiros que estão esperando para voltar ao Brasil nos dias 28 e 30/07; Miami e Nova Iorque – dias alternados; Lima – sai às 22h de hoje para trazer brasileiros que estão lá esperando para retornar ao país; Santiago – Varig vai voar no dia 27/07; Caracas – vôo dia 28/0.
O tratamento para os mercados de Caracas, Santiago e Lima será de vôos extras, de acordo com a necessidade até a retomada dos vôos regulares.
Horários
A Varig cumpre parte dos vôos previstos para esta terça. Pela manhã, a companhia manteve confirmados os vôos que tinha anunciado com saída de São Paulo (Cumbica) e Congonhas para Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Porto Alegre, além da ponte aérea e vôos para Frankfurt e Lima. Houve cancelamentos, porém, nos vôos que partiam do Rio de Janeiro. Segundo a Infraero, empresa que administra os aeroportos, apenas um vôo da companhia partiu do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira com destino a São Paulo. Um vôo para Buenos Aires e outro para São Paulo estavam previstos, mas não foram confirmados até o fechamento desta edição.
Segundo a Varig e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a empresa manterá ainda um plano de emergência até a próxima segunda-feira, o que significa que a empresa vai operar com vôos extras para Miami, Nova York, Londres, Copenhague, Lima, Santiago do Chile e Caracas. Para quem tem passagem da Varig, a Infraero, empresa que administra os aeroportos, disponibiliza em seu site a situação de cada vôo da companhia aérea. Clique aqui e selecione o aeroporto da decolagem para saber sua situação neste momento.
Orientações
A Anac aconselha os passageiros que tiveram vôos cancelados a buscar o respeito aos seus direitos junto à companhia. Segundo a agência, o presidente da empresa, Marcelo Bottini, garantiu que os passageiros em trânsito receberão acomodação em empresas concorrentes –desde que haja lugares disponíveis nos aviões. Além disso, ele informou que a Varig é obrigada a oferecer refeições em caso de espera acima de quatro horas e disponibilizar acomodação em hotel, caso não haja vôo no mesmo dia.
Já os passageiros que ainda não iniciaram viagem (na origem) deverão ser avisados por call center da Varig sobre o cancelamento dos