A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alertou as coordenadorias da defesa civil de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e outros Estados sobre a possibilidade de ocorrência de temporais nos próximos dias.
Previsão meteorológica da Sedec indica que, especialmente no leste daqueles Estados, nuvens carregadas poderão causar chuva forte, raios e rajadas de vento com até 70 quilômetros por hora (km/h). Há, também, o risco de chuva de granizo.
No litoral de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul, a partir desta quinta-feira, os ventos poderão soprar a até 80 km/h. O mar deverá ficar agitado e com ondas de até 4 metros (m) e por isso a Sedec desaconselha, pelo menos até o próximo sábado, a navegação de pequenas e médias embarcações. Segundo a meteorologista da secretaria, Cristina Lourenço, naquela região existe a possibilidade da ocorrência, a partir de amanhã, de ressaca.
Nuvens carregadas também poderão causar tempo instável em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul. Cristina Lourenço prevê, nos alertas que remeteu às defesas civis desses três Estados, chuvas fortes, raios e rajadas de vento com até 60 km/h e mesmo queda de granizo, em áreas isoladas, no centro-sul mineiro, na região da divisa de Minas com São Paulo e também na região da divisa do Mato Grosso do Sul com o Paraná e São Paulo.
Para os Estados do Nordeste onde chove bastante deste a última segunda-feira, o prognóstico é de novos temporais. As áreas de instabilidade, vindas do oceano, devem se intensificar em Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Nesta quarta-feira, a meteorologista da Sedec manteve alerta remetido às coordenadorias estaduais de defesa civil desses Estados na última segunda-feira sobre a possibilidade de ocorrências de chuvas fortes, especialmente na faixa litorânea