Democratas celebram sucesso em dois Estados dos EUA

Arquivado em: América do Norte, Destaque do Dia, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 6 de novembro de 2019 as 12:09, por: CdB

A um ano da eleição presidencial nos EUA, Trump sofre duro revés em pleitos estaduais. Democratas voltam a dominar Legislativo na Virgínia após 25 anos e reivindicam vitória no Kentucky, tradicional reduto republicano.

Por Redação, com DW – de Nova York

A um ano da próxima eleição presidencial nos EUA, Donald Trump sofreu um duro revés em duas eleições estaduais. Seus rivais democratas venceram na terça-feira nas eleições nos Estados de Virgínia e Kentucky.

O candidato democrata Andy Beshear se declarou vencedor da votação no Kentucky
O candidato democrata Andy Beshear se declarou vencedor da votação no Kentucky

O resultado do pleito do tradicional Estado conservador do Kentucky era aguardado com especial expectativa. Nele, o atual governador, o republicano Matt Bevin, foi derrotado pelo rival democrata Andy Beshear por uma margem estreita de votos, segundo a apuração.

Beshear declarou vitória, enquanto Bevin, apoiador de Trump, se negou a reconhecer a derrota. Ele disse que “de forma alguma” reconhecerá ter perdido a votação, insinuando que recorrerá, acusando “mais do que algumas irregularidades”. O resultado final, entretanto, ainda não foi divulgado oficialmente.

Comício

Durante comício no Kentucky na noite de segunda-feira, Trump disse diante de 20 mil simpatizantes que uma vitória dos democratas seria uma “mensagem muito ruim”, apelando que seus seguidores não fizessem isso com ele. No Estado, o republicano obteve em 2016 quase 30% a mais de votos que sua rival, Hillary Clinton.

Na Virgínia, pela primeira vez em 25 anos, os democratas conquistaram a maioria nas duas câmaras do parlamento local. O líder do partido democrata Tom Perez falou em uma “vitória histórica”, ​que “abala Trump e todos os republicanos”. Ele convocou os democratas a lutarem com “energia sem precedentes”, em todos os Estados, para derrotar Trump no próximo ano.

No Estado do Mississippi, reduto de Trump, o governador republicano Tate Reeves conseguiu se reeleger, informou a mídia norte-americana. O presidente norte-americano parabenizou Reeves, alegando através do Twitter que sua participação num comício na sexta-feira no Mississippi contribuiu para a vitória do republicano naquele Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *