Depois de ataque, 100 mil pessoas ficam sem luz na Colômbia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004 as 04:47, por: CdB

Uma torre de energia foi dinamitada por supostos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), deixando às escuras pelo menos 100 mil habitantes de oito municípios do departamento colombiano de Antioquia (noroeste).

O atentado aconteceu no sábado em uma zona rural do município de Angostura (400 quilômetros ao noroeste de Bogotá), disse o coronel Dagoberto García, comandante de Polícia de Antioquia. Segundo o oficial, os rebeldes derrubaram a estrutura para fugir da perseguição do Exército que faz uma vasta ofensiva no norte do departamento.

O ataque deixou sem eletricidade as localidades de Campamento, Angostura, Toledo, San Andrés, San José, Valdivia e Tarazá, acrescentou o relatório oficial. Efetivos do Exército e da Polícia foram enviados para o local do atentado para garantir que os técnicos da empresa Interconexión Elétrica S.A. (ISA) consigam fazer o reparo.

De acordo com a ISA, as Farc e o Exército de Libertação Nacional (ELN) já derrubaram cerca de 1.800 torres elétricas nos últimos seis anos.