Deputada diz que corrupção é o pior mal do país

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 6 de junho de 2003 as 11:41, por: CdB

Em eventro promovido no auditório do diário carioca O Globo, na manhã desta sexta-feira, a deputada federal e juíza aposentada Denise Frossard afirmou que a corrupção é o problema mais grave do país. A situação piora, segundo Frossard, porque faltam investimentos em recursos humanos de quem deveria combater esse mal.

– O combate à corrupção deve começar de cima para baixo. No Brasil, o crime só não compensa para o ladrão pé-de-chinelo – afirmou.

Segundo a deputada federal mais votada do Estado do Rio, a tolerância contra o crime tem que ser sempre zero em qualquer lugar do mundo. O que deve mudar são os focos de atuação. Ela deu como exemplo a conjuntura nos Estados Unidos, onde atualmente a luta principal é contra o terrorismo. No Brasil, insistiu a deputada, o mal maior é mesmo a corrupção, que ocorre, de acordo com Frossard, nas camadas altas da sociedade e desestrutura todo o resto, abrindo espaço para a violência de rua.

– A violência se firma na incompetência do estado. O cidadão perde a fé – disse, citando exemplo da pessoa que é roubada uma vez, registra o crime e, como nada acontece para o criminoso, desiste de fazer o registro em caso de ser novamente vítima de um bandido.