Desemprego fica estável em outubro

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 23 de novembro de 2005 as 12:33, por: CdB

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo manteve-se estável em outubro em 16,9% da população economicamente ativa. De acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), a estimativa é de que 1,691 milhão de pessoas estejam desempregadas nos 39 municípios da Grande São Paulo.

No período foram criados 8.317 postos de trabalho. O maior aumento ocorreu na indústria, com 32 mil contratados e uma expansão de 2%. O setor de serviços foi o único a registrar redução na ocupação, com fechamento de 77 mil postos de trabalho (-1,7%). Também foram criados postos de trabalho no comércio, com 24 mil ocupações (1,8%) e em outros setores, com 17 mil ocupações (1,8%).

A pesquisa de emprego e desemprego também indicou que o rendimento médio real dos trabalhadores em setembro diminuiu 1%, passando para R$ 1.071,00. A queda se deveu à retomada da inflação no mês.