Em particular, em um dos desenhos animados soviéticos, “Mister-Twister”, o personagem afro-americano tinha uma pele muito escura
Por Redação, com Sputnik Brasil – de Moscou:
As imagens e piadas racistas se tornaram extremamente populares entre os russos, que cresceram assistindo os desenhos animados soviéticos com a sua atitude “caricatural” em relação às pessoas pretas, escreve a edição britânica The Guardian.
Embora a União Soviética fosse contra a discriminação racial e prestasse apoio financeiro aos países africanos, ninguém tinha uma ideia clara como representar a cultura africana e, na propaganda antirracista, muitas vezes eram utilizados estereótipos ofensivos, observa o autor do artigo.
Em particular, em um dos desenhos animados soviéticos, “Mister-Twister”, o personagem afro-americano tinha uma pele muito escura, lábios vermelhos brilhantes, um sorriso demasiado largo e traços exagerados.
E no filme de animação “Katerok” os pequenos negros tinham a capacidade de falar com os animais, o que, de acordo com a publicação, é “uma alusão ao fato de se achar que as crianças africanas têm mais em comum com os animais do que os russos”.
– As pessoas que cresciam vendo os desenhos animados soviéticos, aparentemente, não entendiam muito bem o que é realmente o racismo – conclui o autor.
Recentemente, os EUA expressaram o seu descontentamento por na Rússia se vender um sorvete Obamka (diminutivo de Barak Obama em russo) e chamaram este incidente de “manifestação de antiamericanismo”. O produtor de sorvete logo desistiu do lançamento do produto.