Desertor coreano afirma que país tem armas nucleares

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 4 de julho de 2003 as 11:14, por: CdB

O ex-secretário do Partido dos Trabalhadores da Coréia do Norte, Hwang Jang Yop, que em 1997 desertou para a Coréia do Sul, disse que o regime comunista norte-coreano possui armas nucleares. Em fórum organizado na Assembléia Nacional da Coréia do Sul, Hwang disse ter ouvido a informação em 1996 do líder norte-coreano, Kim Jong Il, e de outros responsáveis pelo assunto.

Yop admitiu que não chegou a ver as armas pessoalmente. Segundo ele, o regime comunista norte-coreano também estava pronto para realizar um teste nuclear subterrâneo entre 1991 e 1992 e assinou um contrato em meados de 1996 com o Paquistão para importar urânio.

Hwang se mostrou favorável ao final do atual regime norte-coreano, mas não por meio da força, mas de reformas e da abertura que teriam início com mudanças econômicas. Para realizar esse processo, destacou o papel da China nas reformas norte-coreanas, e disse que a abertura traria a queda do regime de Kim Jong Il em três anos.

O ex-secretário do partido pediu asilo político na embaixada sul-coreana de Pequim em 1997. Ele é o principal integrante do regime comunista norte-coreano a desertar para a Coréia do Sul até o momento.