Fazer prevalecer decisões tomadas friamente nos gabinetes e tirar a televisão das pessoas num momento como este, poderá ser uma medida ainda mais impopular que a jornada de 12 horas
Por Flávio Ricco – do Rio de Janeiro:
Faltam 20 poucos dias para o desligamento do analógico em Brasília e cidades do entorno, embora não existam dados recentes se o mínimo exigido de 93% para recepção do digital já foi atingido.
Na próxima quinta-feira, representantes do Ministério das Comunicações, Anatel, teles e emissoras irão se reunir para uma nova avaliação sobre o assunto.
As TVs de maneira geral, por meio de campanhas obrigatórias, pagas, espontâneas e mesmo através de merchandising dos seus apresentadores têm procurado contribuir de todas as formas para os esclarecimentos necessários, tentando evitar que se repita por aqui o que aconteceu no México.
Lá, porque a ordem também veio de cima para baixo, houve uma perda de 15% na audiência. Uma verdadeira catástrofe e os mexicanos, na ocasião, não atravessavam um período de crise como o nosso de agora. Fazer prevalecer decisões tomadas friamente nos gabinetes e tirar a televisão das pessoas num momento como este, poderá ser uma medida ainda mais impopular que a jornada de 12 horas.
Outra questão
Simplesmente distribuir o já ultrapassado conversor, conforme medida tomada na metade da década passada, não é a solução mais ajustada para os tempos atuais.
Já houve, no Bolsa Família, quem vendesse o conversor que recebeu de graça, porque já tinha aparelho digital em casa.
Voltando ao México
Apenas repetindo que, na ocasião, como o México não atravessava um momento de crise, entendeu-se como mais razoável criar facilidades para a compra de aparelhos dotados do novo sistema.
Por meio de descontos e prazos maiores para pagamentos sem juros.
Isso não se faz
O Fofocando, do SBT, deve se limitar ao que veio e não tentar enveredar por outros caminhos, como aconteceu na semana passada ao receber uma vidente, de nome Evani. Quem autorizou essa senhora a fazer, publicamente, previsões sobre o Gilberto Gil? A busca de audiência não permite a ninguém ser desrespeitoso ou desrespeitosa com as pessoas.
Sabe o que falta?
Alguns programas precisam se levar mais a sério, até porque o preço do segundo na televisão é uma das coisas mais caras do mundo. Também na semana passada, Luciana Gimenez passou um Superpop inteirinho discutindo a questão dos nudes. O dólar quase entrou em parafuso, de tanto subir e descer, naquela hora. É um festival de futilidades que ninguém aguenta mais.
Caminho diferente
Na Record, entendeu-se que aumentar o número de externas no programa do Fábio Porchat pode ser um caminho. Sempre se sai muito bem. Nesta terça-feira, por exemplo, ele vai passar a tarde com o Luiz Bacci gravando algumas coisas para o programa que irá ao ar já na quarta-feira.
Sem parar
Igor Rickli vai emendar A Terra Prometida com a próxima bíblica da Record, O Rico e Lázaro, porque o seu personagem, o rei Marek, deixará a novela muito antes do fim.
Henri Pagnoncelli, Cláudia Mauro, Heitor Martinez e Adriana Garambone também foram confirmados para o mesmo elenco.
Afrodisíaco
A festa de lançamento da nova novela da Globo, A Lei do Amor, nesta terça-feira, em São Paulo, terá a participação da DJ Cris Proença, muito requisitada no Brasil e no exterior. E bebidas usando temas como Irrevogável, Inevitável, Indestrutível, Inesquecível e Incontrolável.
No buffet, pratos afrodisíacos de diversas regiões do mundo.
Nada ainda
Na sexta-feira, aconteceu novo encontro do vice de jornalismo da Record,
Douglas Tavolaro, com o apresentador Geraldo Luís para dar um encaminhamento na questão do seu contrato.
Houve um progresso, mas ainda existem diferenças de lado a lado.
Tem chance
Saulo Laranjeira, após Velho Chico, poderá permanecer na Globo. Nesses últimos dias, com a proximidade do final da novela e as conversas que já aconteceram, ele sentiu que existem boas possibilidades de ser aproveitado em novos trabalhos num futuro próximo.
Volta no fim
A propósito de Velho Chico, com essa correria toda de final de novela e em meio ao que aconteceu de inesperado, percebe-se que apagaram a personagem da Luiza Brunet.
No entanto, o diretor Luiz Fernando Carvalho informa que ela voltará a aparecer nesta última semana, como convidada no casamento de Maria Tereza, Camila Pitanga.
Bate – Rebate
• Vamos acertar: é o Debate Brasil que deixará a grade da Rede TV! para ser transformado em conteúdo de internet…
• … O É Notícia segue normalmente na programação da emissora.
• O jornalismo do SBT tem que fazer milagre ou tentar tirar mancha de onça sem benzina…
• … Não foram feitas contratações para os novos jornais da madrugada. Como é possível?
• Está bem tumultuado os interiores do canal TBS, da Turner…
• … Esse momento de maior confusão poderá determinar o fim de alguns programas.
• A segunda temporada da série A Garota da Moto, produção da Mixer para o SBT, vai repetir o elenco da primeira…
• … Exibição só no ano que vem.
• Todos os realities novos do SBT, Fábrica de Casamentos e Duelo de Mães, serão exibidos aos sábados.
• Gugu Liberato está em nova viagem de trabalho fora do país.
• A LBV – Legião da Boa Vontade encerrou no último dia 5, a parceria com a SKY (Canal 20) que transmitia a programação da Boa Vontade TV…
• … O sinal, porém, continua na Net, Claro, Oi TV, e pelo canal 45.1 TV Digital (SP).
C´est fini
É Fada, nova produção do Daniel Filho para o cinema, chegará às salas de exibição no dia 6 de outubro.
No elenco, a atriz e youtuber Kéfera Buchmann, que reúne mais de 30 milhões de seguidores em suas redes sociais, além de Klara Castanho, Silvio Guindane e Mariana Santos.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Colaborou José Carlos Nery