Desmoralização
A CPI dos Correios apurou rombo de R$ 1,5 bilhão na Previ, com impressões digitais do senador Antonio Carlos Magalhães (investimento no Complexo do Sauípe) e do então deputado José Serra (Hospital Umberto Primo). A CPI morava no PT e acabou bombardeando PSDB e PFL. A desmoralização política é ampla, total e irrestrita. O pior é a DNA Propaganda, empresa de Marcos Valério, cobrar na Justiça uma dívida de R$ 13 milhões ao Banco do Brasil e à Visanet, com documentos que comprovam a prestação de serviços. O fato desmoraliza a CPI dos Correios. O relator Osmar Serraglio alegava que a agência não prestara os serviços, configurando-se desvio de verba pública para o PT. E agora: que investigação foi essa?
De saída
O ministro de Agricultura, Roberto Rodrigues, não permanecerá no cargo. Motivo: entrou em choque com a equipe econômica por causa da falta de apoio ao combate da aftosa. Na época, disse que não lhe deram recursos, e Palocci desmentiu. Rodrigues é milionário e não precisa de cargo público. Palocci, não.
Tapete
Com o escândalo do mensalão, muita sujeira foi esquecida. Ninguém lembra mais do senador Romero Jucá, acusado pelo Ministério Público de “beneficiário de ação fraudulenta”, por apresentar ao BNDES sete fazendas inexistentes como garantia de empréstimo. Traduzindo: cada novo escândalo oculta os antigos.
Sampa
Mais um problema para o PSDB. Após 12 anos de coligação com os tucanos em São Paulo, o PFL disputará sozinho o governo estadual. O candidato – Guilherme Afif Domingos – já está escolhido pela cúpula estadual e vai ter apoio do governador Cláudio Lembo, que dia 31 assume no lugar de Geraldo Alckmin.
Obesidade
A Organização Mundial da Saúde adverte que a quantidade de pessoas com excesso de peso ou obesidade pode aumentar 50% até o ano 2015. Atualmente, mais de 20% das pessoas têm excesso de peso, apesar da miséria que flagela a maior parte da humanidade, porque quem pode comer está comendo demais.
Recordista
A obsessão pela magreza e a cumplicidade de médicos e farmácias faz o Brasil ser campeão mundial em anfetaminas, que causam dependência, insônia, hipertensão, depressão etc. O consumo só cresce, porque a anfetamina moída faz parte da mistura que traficantes adicionam à cocaína para render mais.
Gente boa
Caso o prefeito José Serra abandone o cargo para se candidatar, a Prefeitura de São Paulo ficará nas mãos do vice Gilberto Kassab (PFL) durante quase três anos. Kassab, que foi secretário na gestão de Celso Pitta, é investigado pelo Ministério Público de São Paulo, por evolução patrimonial irregular. Gente muito boa.
Espetáculo
O espetáculo do crescimento está incomodando até a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Os bispos não aceitam que o Brasil, com 2.3%, só tenha conseguido crescer mais do que o portentoso Haiti, com 1,5%, enquanto a Venezuela crescia 9% e a Argentina 9,1%. É o milagre brasileiro, às avessas.
Espetáculo II
O espetáculo do crescimento também ocorre no crédito dos bancos para o setor público, cada vez mais endividado. O Brasil é um dos recordistas em crédito bancário ao setor público, ao lado de potências como Albânia, Argélia Argentina, Gana, Indonésia, Jamaica, Líbano, Líbia, México, Catar, Síria e Turquia.
Estranheza
Há algo de podre na notícia de parentes do ex-prefeito Celso Daniel estariam saindo do País por serem ameaçados de morte. O irmão que se autoexilou, Bruno Daniel, diz que “os perseguidores não eram desconhecidos, mas pessoas que a família conhecia de Santo André”. Se Bruno os conhece, porque não os denuncia?