Diante mensagem das pesquisas, Ciro pede para conversar com Lula

Arquivado em: Brasil, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 21 de agosto de 2018 as 15:55, por: CdB

Após receber uma negativa, na primeira instância, Ciro recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta terça-feira, para ser autorizado a uma visita ao ex-presidente. Lula está preso desde abril, na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

 

Por Redação – de Brasília

 

Um dia após os principais institutos de pesquisa apontarem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tende a crescer, ainda mais, no conceito do eleitor brasileiro; com chance real de ser eleito ainda no primeiro turno, o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, busca uma conversa pessoal com o líder petista.

Ciro tem sido um aliado histórico do PT; ainda que nem sempre alinhado ao programa da legenda
Ciro tem sido um aliado histórico do PT; ainda que nem sempre alinhado ao programa da legenda

Após receber uma negativa, na primeira instância, Ciro recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta terça-feira, para ser autorizado a uma visita ao ex-presidente. Lula está preso desde abril, na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Ele cumpre pena em um rumoroso processo sobre um tríplex, no Guarujá, litoral paulista, em uma sentença do juiz Sérgio Moro, confirmada junto ao Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-IV)..

Líder disparado

O recurso foi apresentado por Ciro, pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, e pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (CE). Todos dizem ser amigos de Lula, mas tiveram direito a visitá-lo negado anteriormente.

Lula, que é líder nas pesquisas de intenção de voto, foi registrado como candidato presidencial pelo PT, mas sua candidatura deve ser barrada com base na Lei da Ficha Limpa, embora um pronunciamento do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) tenha sido emitido, na véspera, para que seja garantido o direito de Lula ser candidato.

Direito

O argumento dos adversários de Lula é o de que o petista foi condenado em segunda instância, o que o incluiria nas cláusulas da Lei da Ficha Limpa.

Na pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira, Ciro registrou apenas 5% das intenções de voto no cenário que tem Lula candidato. Sem o ex-presidente, o pedetista chega a somente 9%. Ciro empata, tecnicamente, com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que cumpre o papel de ‘Plano B’, caso o nome de Lula seja vetado na urna eletrônica.

No recurso ao STJ, o trio do PDT argumenta que a visitação é um direito líquido e certo do preso e que a medida contribui para sua ressocialização.