O chefe da organização Al-Qaeda, Osama Bin Laden, está procurando um refúgio seguro depois de escapar de uma operação recente do exército paquistanês, informou um alto funcionário afegão. De acordo com Haji Abdulá, chefe do distrito de Pashir Wa Agam, ao sul de Khalalabad (leste do Afeganistão), Bin Laden convocou uma reunião urgente dos dirigentes talibãs para que lhe encontrem um novo esconderijo.
“Há quatro dias me encontrei em Khalalabad com um ex-dirigente talibã que chegava de Peshawar (Paquistão) e que me disse ter recebido um fax enviado por telefone de satélite assinado ‘xeque’, o título que geralmente se utiliza para designar Osama Bin Laden”, explicou Haji Abdulá. “O fax afirmava que o xeque estava são e salvo, que tinha conseguido escapar da operação do exército paquistanês em Waziristão Sul e que se havia escondido em um local seguro da fronteira” afegano-paquistanesa, acrescentou, ao ser consultado por telefone de Cabul.
O exército paquistanês realizou no dia 24 de fevereiro uma operação militar perto de Wana, no Waziristão Sul (a 300 quilômetros de Islamabad) contra supostos refúgios de “terroristas estrangeiros”. Umas vinte pessoas suspeitas de ligação com Al-Qaeda foram detidas na ocasião.
Dirigente diz que Bin Laden busca refúgio seguro
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 6 de março de 2004 as 11:55, por: CdB