Essa dimensão agora a tornou a mais vulnerável entre as empresas de mídia durante a pandemia global de coronavírus. Nesta terça-feira, Wall Street avaliará o nível do dano e procurará sinais de que a empresa atingiu o fundo e começará a se reerguer.
Por Redação, com Reuters – de Los Angeles/São Francisco
As aquisições da Walt Disney, que incluíram grande parte da 21st Century Fox no ano passado, transformaram a empresa na máquina de entretenimento mais poderosa do mundo.

Essa dimensão agora a tornou a mais vulnerável entre as empresas de mídia durante a pandemia global de coronavírus. Nesta terça-feira, Wall Street avaliará o nível do dano e procurará sinais de que a empresa atingiu o fundo e começará a se reerguer.
Com as ligas esportivas paralisadas, o canal a cabo ESPN, da Disney, recorreu à exibição de reprises de jogos antigos e uma programação alternativa, como competições de jogar pedras na água.
Os principais centros do lucro da empresa, como parques temáticos e cruzeiros, estão fechados ou ancorados. A produção de conteúdo diminuiu drasticamente, à medida que filmagens estão paralisadas e os cinemas não funcionam.
– A Disney tem um alvo nas costas como nenhuma outra empresa de mídia – disse Jessica Reif Ehrlich, analista do Bank of America Merrill Lynch. “Ela é fortemente impactada”.
Em 6 de abril, Ehrlich cortou em 15% as estimativas de receita da Disney para US$ 70,9 bilhões.
A Disney se recusou a comentar.
O balanço financeiro do segundo trimestre fiscal da empresa será divulgado na terça-feira e oferecerá a primeira avaliação dos danos causados pelo coronavírus nos negócios globais da Disney.
Analistas esperam que a Disney registre receita de US$ 17,8 bilhões no trimestre encerrado em março, um aumento de 19% em relação aos US$ 14,9 bilhões de um ano atrás, e um lucro por ação de US$ 0,89, queda de 45% em relação ao do ano anterior, de US$ 1,61 por ação.
O balanço também será a primeira vez que Bob Chapek vai encarar Wall Street. O ex-chefe dos parques da empresa assumiu o cargo de presidente-executivo em fevereiro, quando a pandemia começava a se espalhar pelo mundo. Chapek assumiu o novo papel quando Bob Iger se tornou presidente do conselho.
Os executivos enfrentarão os analistas em busca de respostas sobre como planejam sair da crise global sem precedentes.
Ehrlich e muitos outros analistas estão otimistas sobre o futuro a longo prazo da empresa. Ela é uma das 13 analistas que avaliam as ações da Disney como “compra”.
– Eles têm marcas incríveis e são extremamente bem administrados – disse Ehrlich. Quando a crise da saúde acabar e a economia se recuperar, “haverá uma demanda reprimida por esportes e experiências, parques temáticos, filmes e programas de TV”, disse ela.
Amazon terá despesa adicional
A Amazon.com alertou na semana passada que pode ter prejuízo no segundo trimestre, impactada por custos de cerca de US$ 4 bilhões relacionados à pandemia de covid-19, o que fez suas ações despencarem 5% no after-market.
A companhia tem investido pesado para enfrentar um salto na demanda online gerada pelas medidas de restrição de circulação de pessoas. A empresa afirmou anteriormente que vai contratar cerca de 175 mil funcionários, elevar o pagamento dos empregados em US$ 2 por hora e também o valor pago por hora extra, o que vai gerar despesas de quase US$ 700 milhões.
– Sob circunstâncias normais, neste segundo trimestre, nós esperaríamos ter lucro operacional de cerca de US$ 4 bilhões ou mais. Mas estas não são circunstâncias normais. Em vez disso, esperamos gastar toda essa quantia, talvez um pouco mais, em despesas relacionadas ao covid e para fazer os produtos chegarem aos clientes e para manter os funcionários seguros – disse o presidente-executivo da Amazon, Jeff Bezos.
A Amazon previu que o resultado operacional será de entre prejuízo de US$ 1,5 bilhão e lucro de US$ 1,5 bilhão no segundo trimestre. Analistas previam resultado positivo de US$ 3,8 bilhões, segundo dados da FactSet.
A Amazon previu receita líquida entre US$ 75 bilhões e US$ 81 bilhões para o segundo trimestre. O mercado esperava faturamento de US$ 77,99 bilhões, segundo a Refinitiv.
No primeiro trimestre, a receita líquida subiu de US$ 59,7 bilhões para US$ 75,45 bilhões. Analistas esperavam receita de US$ 73,6 bilhões para o período, segundo a Refinitiv.