Horas após o anúncio de um novo cessar-fogo entre as facções rivais palestinas, membros do Hamas mataram dois policiais leais ao Fatah nesta quarta-feira. O veículo dos policiais, ambos na faixa dos 20 anos de idade, foi atacado por homens armados quando patrulhava a Cidade de Gaza. Seis outros passageiros do veículo ficaram feridos.
Vários homens armados que foram ao funeral dos dois pediram por vingança. Apesar do ataque, líderes do Fatah disseram que vão respeitar o cessar-fogo que pretende por um fim à violência entre os palestinos, que se intensificou na última semana.
O cessar-fogo, anunciado pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, começou a vigorar às 23h (19h pelo horário de Brasília) da terça-feira. Outro cessar-fogo já havia sido anunciado no domingo, mas não foi respeitado.
Chefes de segurança de ambos os lados disseram que retiraram seus homens armados das ruas de Gaza, que seriam patrulhadas apenas pela polícia palestina.
Antes do anúncio do cessar-fogo, Abbas, que lidera o Fatah e o primeiro-ministro palestino, Ismail Haniya, do Hamas, já haviam feito apelos pela reconciliação nacional, em meio a novos confrontos entre os dois grupos.
– Este povo continuará unido frente à ocupação (israelense) e à agressão e não será desviado do seu caminho por disputas internas -, afirmou Haniya, em um pronunciamento televisionado na Faixa de Gaza.
Dois membros do Fatah são mortos após cessar-fogo
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 20 de dezembro de 2006 as 19:03, por: CdB