Dólar retoma trajetória de alta com aumento das tensões com a China

Arquivado em:
Publicado Quarta, 03 de Agosto de 2022 às 12:25, por: CdB

Investidores aguardam conclusão da reunião de política monetária do Banco Central do Brasil, que acontecerá após o fechamento dos mercados e definirá os juros. O mercado aposta na elevação de 0,50 ponto percentual, conduzindo a taxa Selic a 13,75% ao ano. No mercado de ações, o Ibovespa começava a sessão em queda de 0,31%.

Por Redação - de São Paulo
O dólar voltava a subir nesta quarta-feira, depois de forte salto registrado na véspera. Às 11h39, o dólar à vista avançava 0,56%, a R$ 5,3060 na venda. O movimento acontece depois de a moeda norte-americana fechar a última sessão em alta de 1,93%, a R$ 5,2770 na venda, devido às tensões crescentes entre Estados Unidos e China pressionaram a alta da taxa de câmbio no Brasil.
dolar-rolo.jpg
O ambiente bélico entre a China e os EUA tem elevado a cotação do dólar no Brasil
Investidores aguardam conclusão da reunião de política monetária do Banco Central do Brasil, que acontecerá após o fechamento dos mercados e definirá os juros. O mercado aposta na elevação de 0,50 ponto percentual, conduzindo a taxa Selic a 13,75% ao ano. No mercado de ações, o Ibovespa começava a sessão em queda de 0,31%, a 103.039 pontos, após ter subido 1,11% na véspera.

Selic

Ainda assim, o índice de referência da Bolsa de Valores brasileira não firmava tendência única nesta quarta-feira, em meio a uma bateria de balanços corporativos, com Cielo entre os maiores ganhos após mais do que triplicar o lucro no segundo trimestre, enquanto Vale pressionava negativamente. "Os mercados devem monitorar o comunicado da decisão e eventuais pistas sobre os próximos passos da condução de política monetária", afirmou a equipe de economia do Bradesco, que espera que a Selic seja elevada para 13,75%. No exterior, os principais índices de ações subiam. Em Nova York, o indicador S&P 500, parâmetro para o mercado acionário americano, ganhava 0,71%. Na Europa, o índice que acompanha as 50 principais empresas da região avançava 0,87%.

Nas bolsas

Enquanto isso, lá fora, um dos fatores que contribuem para o dia positivo nos EUA, segundo analisas, foi o encerramento da viagem da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, sem que algum incidente militar ou mesmo diplomático de maior gravidade tenha acontecido. A China defende que Taiwan faz parte do país, uma posição contestada por diferentes países do Ocidente. Os balanços corporativos e os dados da economia americana acima do esperado também impulsionam os ganhos. O crescimento no setor de serviços dos EUA se fortaleceu inesperadamente para uma máxima de três meses em julho, devido à atividade comercial e aos pedidos mais firmes, aliviando as preocupações de uma desaceleração econômica mais ampla. O indicador de atividade de negócios do grupo, que é paralelo ao índice de produção fabril ISM, subiu para o nível mais alto desde o início do ano, enquanto o crescimento de novos pedidos foi o mais saudável em quatro meses.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo