Domínio das ações de tecnologia nos EUA será testado em 2021

Arquivado em: Destaque do Dia, Internet, Redes Sociais, Tecnologia, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 28 de dezembro de 2020 as 12:52, por: CdB

Investidores estão avaliando o quanto apostarão em ações de tecnologia dos Estados Unidos no próximo ano diante avaliações mais caras de preços, riscos regulatórios maiores e revitalização de empresas impactadas pela pandemia.

Por Redação, com Reuters – de Nova York

Investidores estão avaliando o quanto apostarão em ações de tecnologia dos Estados Unidos no próximo ano diante avaliações mais caras de preços, riscos regulatórios maiores e revitalização de empresas impactadas pela pandemia.

Investidores estão avaliando o quanto apostarão em ações de tecnologia dos Estados Unidos no próximo ano
Investidores estão avaliando o quanto apostarão em ações de tecnologia dos Estados Unidos no próximo ano

Um salto nas ações de empresas de tecnologia e relacionadas à internet ajudou a elevar os índices dos EUA para recordes este ano. Apenas os ganhos de Apple, Amazon e Microsoft responderam por mais da metade do retorno total de 16,6% do S&P 500 até 16 de dezembro, de acordo com Howard Silverblatt, analista sênior da S&P Dow Jones Indices.

Mas o setor de tecnologia ficou em segundo plano nas últimas semanas, à medida que as esperanças de uma recuperação econômica liderada pelas vacinas geraram uma alta nos setores de energia, finanças e outros segmentos menos populares do mercado.

Empresas de tecnologia

Embora não esteja claro quanto tempo durará a mudança na liderança do mercado, o movimento destaca um dilema que os investidores enfrentaram ao longo da última década. Limitar a exposição às empresas de tecnologia tem sido uma aposta perdida há anos e a pandemia de coronavírus acelerou as tendências que podem beneficiar o setor.

Mas as avaliações próximas às máximas de 16 anos estão aumentando as preocupações sobre a vulnerabilidade do setor, especialmente com a reabertura econômica dos EUA.

– Acho que as pessoas vão manter sua exposição às empresas de tecnologia, mas não acho que haverá muito dinheiro novo investido nessa área no próximo ano – disse Lindsey Bell, estrategista-chefe de investimentos da Ally Invest.

Amazon, Google e Facebook

O setor de tecnologia juntamente com ações de grandes empresas relacionadas – Amazon, Google e Facebook, respondem por cerca de 37% do valor de mercado do S&P 500, dando-lhes grande influência nas oscilações do índice e nas carteiras dos investidores. Os gestores de fundos consultados pelo BofA Global Research afirmaram que comprar ações de empresas de tecnologia foi a posição mais comum no mercado pelo oitavo mês consecutivo.

O setor é negociado a 26 vezes as estimativas de lucros futuros e é um dos poucos que devem registrar crescimento de resultados em 2020, de acordo com dados da Refinitiv. Já para 2021, a expectativa é de alta de 14,2% no lucro, ritmo mais lento do que a previsão de alta de 23,2% para empresas do S&P 500 em geral.

– Continuamos a acreditar que essa rotação de valor que começamos a ver nas últimas semanas também tem pernas para 2021 – disse Mona Mahajan, estrategista de investimentos nos EUA da Allianz Global Investors.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code