Doria diz que testes com vacina chinesa devem levar 90 dias

Arquivado em: Brasil, Destaque do Dia, São Paulo, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 20 de julho de 2020 as 14:18, por: CdB

Os testes clínicos de Fase 3 no Brasil com a potencial vacina contra a covid-19 desenvolvida pela chinesa SinoVac Biotech começarão nesta terça-feira no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

Por Redação, com Reuters e ABr  – de São Paulo

Os testes clínicos de Fase 3 no Brasil com a potencial vacina contra a covid-19 desenvolvida pela chinesa SinoVac Biotech começarão nesta terça-feira no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e deverão estar concluídos em 90 dias, disse nesta segunda-feira o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Doria diz que testes com vacina chinesa contra covid-19 devem levar 90 dias
Doria diz que testes com vacina chinesa contra covid-19 devem levar 90 dias

– A estimativa é de concluir todo o estudo da Fase 3 de testes da CoronaVac, a vacina contra o coronavírus, em até 90 dias – disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

O estudo da potencial vacina

O estudo da potencial vacina chinesa será liderado pelo Instituto Butantan em 12 centros de pesquisa de cinco Estados e do Distrito Federal, junto a 9 mil voluntários, que são profissionais da área de saúde. O início dos testes na terça se dará com a aplicação em 890 voluntários no HC da USP.

Também presente na entrevista coletiva o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que, de 0 a 10, seu grau de otimismo com a vacina da SinoVac é 11.

– Podemos ter aqui no Brasil a primeira vacina a ser usada em massa. E essa perspectiva em termos temporais é muito, muito favorável – disse ele.

Comércio ambulante

Vendedores ambulantes e de artesanato retomaram as atividades nesta segunda-feira, na capital paulista, após interrupção motivada pela circulação de covid-19. O período máximo de expediente será de seis horas por dia, de acordo com protocolo firmado entre as categorias e a prefeitura.

Para manter as bancas funcionando, os comerciantes deverão respeitar determinadas regras, já que têm contato direto com o público. As exigências são de que utilizem máscaras de proteção respiratória ou máscara protetora facial (viseira de acrílico), em tempo integral, que disponibilizem álcool em gel 70% aos clientes e evitem aglomerações, respeitando o distanciamento social distanciamento social mínimo de 1,5 metro.

Os comerciantes ficam autorizados a atender uma pessoa por vez e orientar os clientes a evitar tocar as mercadorias. Ainda segundo o protocolo, está proibida, temporariamente, a realização de feiras livres para comercialização de itens de consumo não essenciais.

A prefeitura recomenda que os vendedores reforcem aos clientes, através de cartazes ou faixas, banners e panfletos, a importância de seguirem as medidas sanitárias. Atualmente, a cidade situa-se na Fase Amarela do Plano São Paulo e soma 181.158 casos confirmados de covid-19, 8.834 óbitos e 299.540 casos suspeitos da doença.

 Parques para a população

Mais seis parques estaduais estão reabertos a partir desta segunda-feira para a visitação da população em São Paulo. Na semana passada o governo estadual abriu nove parques. Os parques funcionarão das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, com restrição de portões de acesso e com regras específicas de acordo com cada espaço. A limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas em todos os parques e em todos haverá pontos com totens de álcool gel. O uso de máscara e o distanciamento social continuam obrigatórios. Não é recomendado o uso de quadras, campos e parquinhos.

Segundo o governo estadual, os permissionários de alimentação deverão seguir as regras específicas do setor, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) vai monitorar as atividades e o comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral. A visita aos parques está recomendada apenas para atividades físicas individuais como corridas, caminhadas e ciclismo. Os espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários continuam restritos.

Abriram nesta segunda-feira os parques: Juventude, Horto Florestal, Jequitibá, Jacuí, Biacica, Jardim Helena. Já estão em funcionamento desde o último dia 13 o Villa-Lobos, Candido Portinari, Água Branca.

No parque Ecológico do Tietê, além dos parques naturais Jaraguá e Cantareira (Núcleo Pedra Grande), as visitas devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do site da Fundação Florestal, órgão responsável pelas duas Unidades de Conservação, e obedecer ao limite de 30% da capacidade.

O Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico, podem ser visitados durante a semana das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados das 9h às 16h, com restrição de 50% dos ingressos. O Jardim Botânico estará fechado às segundas-feiras para manutenção. Para visitação ao Zoo Safári, é permitido uso apenas de veículos particulares, porque o serviço de vans está suspenso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code