Ecologistas elaboram propostas para desenvolvimento sustentável no país

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 15 de agosto de 2003 as 17:35, por: CdB

Cientistas e ecologistas de renome internacional se reuniram voluntariamente nesta semana para auxiliar o Brasil na elaboração de políticas públicas de desenvolvimento sustentável. O grupo, liderado pelo físico Fritjof Capra, encerrou nesta sexta-feira a série de debates com representantes do governo, ambientalistas e pesquisadores no seminário Diálogos para um Brasil Sustentável, que teve início na terça, em Brasília.

Energias limpas e renováveis, Agroecologia, Educação para a sustentabilidade e Ecodesign foram os temas debatidos no seminário por quase 120 especialistas. O próximo passo será a elaboração de um documento com propostas para apresentação na 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que se realiza de 28 a 30 de novembro, também em Brasília.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que as propostas discutidas no encontro devem ser assumidas pelo governo, e que a transversalidade, o controle social, o fortalecimento do meio ambiente e a educação são princípios norteadores do trabalho do Ministério.

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, também presente no seminário, lembrou que “as grandes extensões de pobreza regional no país são interativas com questões de modelos equivocados de ataque à produção sem a compreensão correta de sustentabilidade”.

O evento se realiza na mesma semana em que o Governo Federal anuncia uma retomada dos investimentos em infra-estrutura para garantir a retomada do crescimento econômico. Para Marina Silva, “é fundamental que se tenha uma política ambiental que perpasse a política de desenvolvimento ainda no planejamento, para que se evite a prática comum de iniciar obras que não contemplam as questões ambientais e acabam sendo embargadas.”

Os Diálogos para um Brasil Sustentável foram propostos no início do ano no 3º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, quando Fritjof Capra manifestou à ministra Marina Silva a sua motivação de ajudar o Brasil, mobilizando pessoas no mundo inteiro. O evento é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fritjof Capra, Instituto Ecoar e Programa Brasil Democrático e Sustentável.